Duque de Sussex. Os 40 anos do príncipe Harry

Apesar de ter abdicado dos títulos por amor, Harry continua a ser um dos membros mais populares da família real britânica. Comemorou o seu 40ª aniversário no domingo, longe da família. No entanto, teve direito a uma pequena mensagem do palácio de Buckingham, coisa que não acontecia desde 2021. Será que estamos diante de uma…

Apesar de ter abdicado dos títulos por amor, Harry continua a ser um dos membros mais populares da família real britânica. Comemorou o seu 40ª aniversário no domingo, longe da família. No entanto, teve direito a uma pequena mensagem do palácio de Buckingham, coisa que não acontecia desde 2021. Será que estamos diante de uma reconciliação?

É rebelde e nunca gostou de seguir regras. Aliás, há quem diga que herdou o espírito da sua mãe, a princesa Diana. Em pequeno, deitava a língua de fora aos fotógrafos, ao mesmo tempo que conquistava o público com o seu sorriso. Já admitiu ter matado 25 pessoas no Afeganistão enquanto estava ao serviço do Exército Britânico no Afeganistão; que em adolescente frequentou festas com álcool e drogas – experimentou cocaína pela primeira vez aos 17 anos -, que perdeu a virgindade num campo, atrás de um bar movimentado, com uma mulher mais velha e que quase andou à luta com o seu irmão. Além disso, já revelou que nunca aceitou bem o casamento do seu pai com Camilla, agora rainha-consorte e que se arrepende profundamente de, em 2005, ter usado um uniforme nazi para uma festa. Apesar de ter abandonado os títulos e os palácios, por amor, Harry continua a ser o elemento mais popular da família britânica. Aliás, parece que o público o admira cada vez mais. Recorde-se que o príncipe de Sussex se casou com a atriz Meghan Markle em 2018. O casal já tem dois filhos: o príncipe Archie e a princesa Lilibet. Dois anos depois, anunciaram a intenção de «recuar» dos deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido. Depois disso, o mundo ficou chocado com algumas das suas declarações. Numa entrevista a Oprah Winfrey, ambos acusaram a família real de racismo, revelando que Harry tinha uma relação conturbada com o próprio pai. Mas isso seria apenas a ponta do iceberg seguindo-se um livro e um documentário que tiraram o pano daquilo que se passa na intimidade da família real.

Mais um aniversário longe da família real

Mas depois de alguns anos com problemas familiares, parece que as coisas já estão mais calmas e há até quem fale de uma reconciliação. O príncipe de Sussex completou 40 anos no passado domingo e teve direito a uma homenagem por parte da família real britânica: «Desejamos ao duque de Sussex um feliz 40º aniversário», lê-se na legenda da fotografia partilhada no Instagram oficial do palácio e que também foi partilhada nas redes sociais dos príncipes de Gales – esta é a primeira vez que tal acontece desde 2021. A fotografia utilizada na publicação foi tirada em 2018, durante uma visita dos duques de Sussex ao ‘Digital Docklands’ em Dublin. Na altura, Harry ainda era um membro trabalhador da família real.

Em declarações exclusivas à BBC a propósito do seu aniversário, Harry afirmou que a «ansiedade» dos 30 anos ficou para trás e que está preparado para «a próxima década». «Seja qual for a idade, a minha missão é continuar a fazer o bem no mundo», acrescentou. De acordo com a mesma publicação, este comemorou a data com a sua família na Califórnia, antes de viajar com um grupo de amigos mais próximos.

O príncipe aproveitou a entrevista para falar da importância dos seus filhos na sua vida: «Tornar-me pai de duas crianças incrivelmente gentis e engraçadas deu-me uma nova perspetiva de vida, além de aguçar o meu foco em todo o meu trabalho». «Ser pai é uma das maiores alegrias da vida e só me deixou mais motivado e comprometido em tornar este mundo um lugar melhor», garantiu.

Por mais que já tenha provado várias vezes não se importar com os bens materiais, entre as prendas de aniversário, sabe-se que Harry recebeu uma quantia avultada deixada pela sua bisavó, Elizabeth II. O duque de Sussex irá beneficiar de uma fortuna num fundo fiduciário que inclui sete milhões de libras (cerca de 8,3 milhões de euros), mais do que o seu irmão, William, «devido aos arranjos financeiros distintos da família real», revela a BBC.

Vale a pena lembrar que foi a chegada de Meghan Markle que causou reboliço na família real britânica. Segundo o casal, a família não aceitou o namoro de Harry com uma atriz norte-americana, filha de uma mulher negra e divorciada. Segundo os meios de comunicação, Kate – mulher de William -, também não tem uma boa relação com a ex-atriz. As coisas pioraram quando nasceu o primeiro filho.

No ano passado, Harry esteve com a família para a coroação de Charles III, mas viajou sozinho. Em fevereiro deste ano, quando foi anunciado que o rei tinha cancro, voltou a viajou para estar com o pai, mas o encontro foi rápido. Porém, Harry declarou que este poderia ser um ponto de viragem nas relações familiares, pois ama a sua família apesar de todas as confusões e mágoas.