Quais são as recordações mais fortes que tem das férias com os seus pais?
Além de termos conhecido vários pontos do país, tenho boas recordações das amizades que fizemos, de fugirmos à hora de voltar para casa ou de encobrirmos as asneiras que fazíamos.
Voltou ou volta com frequência ao seu lugar de férias de criança?
Sim, pelo menos a um desses lugares.
Mantém amizades com os ‘vizinhos’ de praia?
Sim, algumas das minhas melhores amigas conheci-as precisamente numas férias de verão e a amizade perdura até aos dias de hoje.
Qual foi o primeiro livro que se recorda de ter lido e qual o marcou mais?
Sempre li muito desde pequena, ainda que banda desenhada. Recordo-me em particular da primeira vez que li O Meu Pé de Laranja Lima ou O Principezinho.
Que música associa ao verão?
É difícil uma só! Mas quem não se lembra do ‘Sol da Caparica’ dos Peste & Sida.
Qual é para si o ideal de férias?
Descobrir novos lugares e aproveitar para estar com a família e os amigos.
Que hobbies não dispensa em férias? E restaurante?
Ler, sair com os amigos e visitar novos lugares. Conheço sempre novos restaurantes, mas gosto acima de tudo de cozinhar petiscos veganos para partilhar em família/amigos.
Qual foi a pior experiência de férias que teve?
Tirando a circunstância de estar doente, como aconteceu há três anos, aproveito sempre o melhor que as férias nos oferecem, mesmo que não corra como tinha idealizado.
Praia ou campo? Portugal ou estrangeiro?
É difícil excluir. Seja praia, campo ou até cidade, há sempre algo novo para descobrir e aproveitar a companhia na viagem! Apesar de gostar de conhecer novos locais, incluindo no estrangeiro, temos um país incrível, com paisagens absolutamente arrebatadoras.
O que o chateia mais na praia?
Algum desleixo que ainda existe em relação ao lixo e haver tão poucas praias para onde podemos levar os nossos animais!
Quais são as suas praias preferidas?
Gosto de praias que ainda preservam os seus ecossistemas naturais e quanto a essas o segredo ajuda a mantê-las intocadas! Mas nada como no inverno ir até à Praia Grande, em Sintra, ou no verão percorrer a Costa Vicentina.
Quem mandava dar um mergulho para refrescar ideias?
Há vários políticos a quem não faria mal dar um mergulho e regressar em setembro com ideias mais frescas e menos conservadoras, principalmente no que toca à proteção ambiental e animal e à igualdade de género.
Cerveja, vinho, sangrias ou água?
Depende do que acompanha!
Faz ginásio/pratica desporto durante as férias?
Só mesmo caminhadas.
Durante as férias passa mais tempo a atualizar as redes sociais ou aproveita para se desligar desse mundo? Desliga-se da atualidade nacional e internacional?
Tento desligar um pouco das redes sociais. Aproveito para pôr em dia algumas leituras (inspiradoras) e organizar um pouco o que acontecerá no ano parlamentar seguinte. Mas vou estando sempre atenta à atualidade nacional e internacional.
Chega-lhe uma semana de férias, 15 dias ou não prescinde de um mês seguido?
Tento sempre tirar pelo menos 15 dias, apesar de, por força das minhas responsabilidades, não poder desconectar por completo durante as férias.
Qual o seu maior vício em férias?
Não sou uma pessoa de vícios, mas não dispenso ir à praia ou por as séries em dia.
Que talento pagaria para ter?
Cantar, sem dúvida!
Qual o político que mais admira ou admirou?
Atualmente, destacaria António Guterres. Mas claro que há vários políticos inspiradores ao longo da nossa História, como por exemplo Natália Correia.
Com quem não se quer cruzar de todo?
Com alguém que decida abandonar um animal nas férias, porque isso é uma das poucas coisas que me tira do sério e que não toleraria ver acontecer à minha frente!