Nobel da Física atribuído a John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton

Prémio foi anunciado na Academia Real das Ciências na Suécia.

O Prémio Nobel da Física foi atribuído, esta terça-feira, ao britânico-canadiano John J. Hopfield e ao norte-americano Geoffrey E. Hinton, “pelas descobertas e invenções fundamentais que permitem a aprendizagem de máquinas com redes neuronais artificiais”, anunciou a Real Academia Sueca de Ciências, em Estocolmo.

“Os dois vencedores do Nobel da Física deste ano usaram ferramentas da física para desenvolver métodos que são a base da atual poderosa aprendizagem de máquinas. John Hopfield criou uma memória associativa que pode armazenar e reconstruir imagens e outros tipos de padrões em dados. Geoffrey Hinton inventou um método que pode encontrar propriedades em dados de forma autónoma e, assim, executar tarefas como a identificação de elementos específicos em imagens”, segundo o comunicado.

A distinção é a segunda da semana dos Prémio Nobel. Na segunda-feira, Victor Ambros e Gary Ruvkun foram laureados no campo da medicina. Amanhã, quarta-feira, será entregue, o da Química; na quinta-feira, o da Literatura; na sexta-feira será conhecido o nome do novo Nobel da Paz; e por último o da Economia será conhecido na próxima segunda-feira.

Os laureados com o Nobel recebem um prémio pecuniário de 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente 968 mil euros) a dividir entre os premiados.