David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper vencem Prémio Nobel da Química

Prémio foi anunciado na Academia Real das Ciências na Suécia.

O comité da Química atribuiu, esta quarta-feira, o Prémio Nobel da Química 2024 a David Baker, “pela conceção computacional de proteínas” e a Demis Hassabis e John M. Jumper “pela previsão da estrutura das proteínas”.

David Baker “criou a primeira proteína totalmente diferente de todas as proteínas conhecidas. A proteína, Top7, foi uma novidade para os investigadores que trabalham na conceção de proteínas”, segundo o comité. 

Já Demis Hassabis e John Jumper “utilizaram com sucesso a inteligência artificial para prever a estrutura de quase todas as proteínas conhecidas. Em 2020, Hassabis e Jumper apresentaram um modelo de IA chamado AlphaFold2. Com a sua ajuda, conseguiram prever a estrutura de praticamente todos os 200 milhões de proteínas que os investigadores identificaram”.

O prémio foi anunciado na Academia Real das Ciências na Suécia.

A distinção é a terceira da semana dos Prémio Nobel. Na segunda-feira, Victor Ambros e Gary Ruvkun foram laureados no campo da medicina e na terça-feira John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton foram os distinguidos na Física.

Amanhã, quinta-feira, será entregue o da Literatura e na sexta-feira será conhecido o nome do novo Nobel da Paz. Por último o da Economia será conhecido na próxima segunda-feira.

Os laureados com o Nobel recebem um prémio pecuniário de 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente 968 mil euros) a dividir entre os premiados.