Organização japonesa Nihon Hidankyo é Prémio Nobel da Paz de 2024

Prémio foi entregue à organização “pelos seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar através do depoimento de testemunhas que as armas nucleares nunca mais devem ser utilizadas”. 

A organização japonesa Nihon Hidankyo, fundada nos anos 1950 e composta por sobreviventes das bombas atómicas lançadas em 1945 pelos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki, venceu o Prémio Nobel da Paz.  

Anunciado esta sexta-feira pelo Comité Nobel Norueguês, no Instituto Nobel Norueguês, em Oslo, o prémio foi entregue à organização “pelos seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar através do depoimento de testemunhas que as armas nucleares nunca mais devem ser utilizadas”. 

Em comunicado, a Real Academia Sueca de Ciências relembra que, em resposta aos ataques com bombas atómicas de agosto de 1945, surgiu um movimento global cujos membros “trabalharam incansavelmente para sensibilizar as pessoas para as consequências humanitárias catastróficas da utilização de armas nucleares”. 
 
“O testemunho dos Hibakusha – os sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki – é único neste contexto mais vasto”, adianta.