Telma Monteiro encerrou o seu percurso olímpico ao falhar o apuramento para Paris2024. Sobre o futuro da sua carreira, a judoca remeteu uma decisão para depois do Campeonato Nacional de equipas.
“Na próxima semana tenho o Campeonato Nacional de equipas, no qual vou representar o Benfica e, depois, a partir daí, vou ver qual vai ser o meu futuro”, disse esta quarta-feira a medalhada de bronze nos Jogos Olímpicos Rio2016.
Depois de não ter conseguido apurar-se para os seus sextos Jogos Olímpicos — seria a primeira mulher portuguesa e a primeira judoca a nível mundial a consegui-lo -, a quatro vezes vice-campeã mundial e seis vezes campeã europeia admitiu que o seu percurso olímpico terminou.
“[Já tinha decidido que] os Jogos Olímpicos de Paris seriam os meus últimos Jogos, seria o meu último ciclo olímpico, portanto, isso é uma decisão que já está tomada”, afirmou, citada pela agência Lusa.
Apesar de ter falhado o apuramento para Paris2024, Telma Monteiro esteve na capital francesa a convite do Comité Olímpico de Portugal (COP).
Segundo Telma Monteiro, a ida a Paris ajudou a “fechar um ciclo emocional”, transversal à recuperação da sua lesão — em novembro passado foi operada ao ligamento cruzado anterior, ao lateral interno e menisco -, de “uma forma muito positiva”.