Alterações ao IBAN de novo disponíveis na Segurança Social Direta

O ISS tinha confirmado, no início de outubro, a existência de cerca de 90 situações de burla relacionadas com a alteração de IBAN na Segurança Social Direta

O Instituto da Segurança Social (ISS) informou que “reativou a funcionalidade de registo e alteração de IBAN na Segurança Social Direta”. O serviço esteve suspenso durante cerca de duas semanas.

O instituto adianta, em comunicado publicado no site do ISS, que “reativou a funcionalidade de registo e alteração de IBAN na Segurança Social Direta, após a suspensão temporária do serviço”.

A 02 de outubro, a Segurança Social tinha informado, que, na sequência de burlas na Segurança Social Direta, tinha precedido “de imediato à inibição e bloqueio da inserção/alteração de IBAN nesta plataforma”. Como tal, durante as últimas duas semanas qualquer mudança de IBAN só podia ser feita presencialmente.

O serviço é agora reativado e a “Segurança Social implementou novas soluções que reforçam a segurança no processo de inserção ou alteração de IBAN”, de modo a “garantir maior proteção e segurança aos beneficiários”, refere ainda o comunicado, citado pela agência Lusa. 

O Instituto da Segurança Social tinha confirmado, no início de outubro, a existência de cerca de 90 situações de burla relacionadas com a alteração de IBAN na Segurança Social Direta sem intervenção dos beneficiários. A estimativa é que o crime tenha tido um impacto de 60 mil euros.

Nos últimos tempos, as burlas em nome de institutos públicos como a Segurança Social ou a Autoridade Tributária têm sido recorrentes. O último alerta publicado no ‘site’ do ISS foi feito na passada quarta-feira e alertava “para a existência de sites não autorizados que alegam prestar serviços de consultoria e outros serviços relacionados com o Número de Identificação de Segurança Social (NISS) em Portugal”.