Portugal goleou (4-1) o Azerbaijão, em Baku, e está em vantagem no primeiro playoff de acesso ao Campeonato da Europa de futebol feminino, que se realizará na Suíça, entre 2 e 27 de julho de 2025. A segunda mão joga-se hoje, em Vizela (19h45, RTP 1). Confirmando-se o triunfo na eliminatória, a equipa dirigida por Francisco Neto deverá defrontar a República Checa, que goleou a Bielorrússia (8-1), a 27 de novembro e 3 de dezembro. O vencedor do segundo playoff apura-se para a fase final do Europeu, e Portugal procura a terceira presença consecutiva nessa importante competição, onde já esteve em 2017 e 2022.
Frente ao Azerbaijão, a seleção nacional confirmou o favoritismo com uma facilidade inesperada, já que aos dez minutos já vencia por dois golos e chegou ao intervalo a vencer por 3-0. No segundo período manteve o domínio das Navegadoras que conseguiram mais um golo e uma confortável vantagem para a partida da segunda mão.
O selecionador gostou do que viu em Baku e salientou que a equipa das Quinas está a atravessar um bom momento: “Felizmente temos cada vez mais jogadoras aptas e disponíveis, e quem entrou acrescentou. É um grupo muito competitivo”, salientou. Ana Capeta marcou o primeiro golo de Portugal e só pensa em nova vitória: “Não podemos tirar o pé do acelerador. Queremos nova vitória perante os nossos adeptos. Faltam três jogo para atingirmos o principal objetivo”, frisou a internacional portuguesa. Alícia Correia mostrou-se focada no próximo jogo contra a equipa azeri.
“Queremos mostrar o nosso futebol perante o Azerbaijão, que não é um adversário fácil. Temos de criar esse favoritismo como fizemos na primeira partida” disse.