Exercício da Proteção Civil ensina população a reagir a sismos

No âmbito deste simulacro, a ação “desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo são convidados a executar os gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar”.

A 12.ª edição anual do Exercício de Sensibilização para o Risco Sísmico, da ANEPC,  realiza-se terça-feira em tem como mote o que cada cidadão, ou a população em geral, deve fazer em caso de terramoto. 

Esta ação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) está marcada para as 11h05 de terça-feira, é um exercício nacional, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, que visa “capacitar a população” para saber como agir em caso de sismo.

“Saber o que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar”, é a finalidade do evento, denominado “A Terra Treme” e destinado a todos os cidadãos.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a Proteção Civil explica que “o exercício compreende a realização de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo”.

No âmbito deste simulacro, a ação “desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar”.