O queijo de ovelha amanteigado da Quinta do Pomar, produzido em Portugal com leite de ovelha cru e coalho de cardo vegetariano, foi eleito o melhor queijo do planeta nos ‘World Cheese Awards 2024’, evento que ocorreu pela primeira vez em Portugal, na cidade de Viseu.
Entre os 4.786 queijos de 47 países, a criação da Queijaria Quinta do Pomar destacou-se, recebendo a maior pontuação de um júri de 240 especialistas de 40 nacionalidades. “Feito com leite de ovelha cru e coalho de cardo vegetariano (conhecido como cardo), o queijo vencedor é consumido habitualmente cortando a parte superior e retirando com uma colher a sua pasta quase líquida”, explicou a organização.
John Farrand, diretor do Guild of Fine Food, afirmou que “os queijeiros portugueses deixaram o seu país orgulhoso” e acrescentou que o “queijo campeão do Mundo é típico da região centro de Portugal, extraordinário por ser feito com cardo em vez de coalho convencional”. Esta conquista foi celebrada pelo Município do Fundão, que destacou a “excelência dos produtos endógenos do concelho”.
O evento, que se realiza há 36 edições, contou com a maior participação portuguesa de sempre, com 182 queijos na competição. Durante os três dias, o Pavilhão Multiusos de Viseu acolheu milhares de visitantes e apreciadores que tiveram a oportunidade de provar queijos e participar em diversas atividades gastronómicas. O responsável pelo evento, Bruno Filipe Costa, destacou a importância de mostrar os queijos portugueses, frisando que a competição foi uma “oportunidade para descobrir e conhecer de perto os produtores nacionais e regionais que tanto orgulham Portugal”.
A edição de 2024 também ficou marcada por uma série de atividades, como degustações, workshops e showcooking com chefs nacionais, além de uma área especial para os 20 melhores queijos do mundo, entre eles o vencedor da Quinta do Pomar.