Taxa Turística no Porto passa para três euros por pessoa a partir de domingo

Valor é pago por cada pessoa com mais de 13 anos, por noite, até um máximo de sete noites seguidas.

A Câmara do Porto anunciou, esta terça-feira, que o novo valor da Taxa Municipal Turística, que passa de dois para três euros, vai começar a ser aplicado a partir de domingo.

“De forma a suportar a despesa associada à procura atual por parte dos turistas, os alojamentos da cidade passam, a partir de 1 de dezembro, a aplicar o novo valor da Taxa Municipal Turística. Dos anteriores dois euros, cada noite dormida no Porto vai passar a custar três euros por pessoa”, refere a autarquia, em comunicado.

A taxa é paga por cada pessoa com mais de 13 anos, por noite, até um máximo de sete noites seguidas.

A autarquia informa ainda que, no entanto, a taxa não se aplica em estadias motivadas por atos médicos, situações de despejo ou desalojamento, a portadores de deficiência, a peregrinos em albergues, instalação temporária pelos organismos sociais públicos ou deslocados por razões de conflito nos países de origem.

Sublinhe-se que o aumento da taxa taxa foi aprovada por maioria, no dia 19, em Assembleia Municipal do Porto, com o voto favorável do movimento independente “Aqui Há Porto”, PSD, PS, BE, PAN, Chega, e com a abstenção da CDU e de dois deputados do movimento independente.

Em 2023, a despesa associada ao turismo rondou os cerca de 15,5 milhões de euros, o que, dividindo pelos 5,5 milhões de dormidas na cidade, representa um custo de 2,81 euros por dormida.