As duas lideranças políticas do Brasil vivem um momento difícil. Lula da Silva perdeu a credibilidade no mercado financeiro. O real é a moeda mais desvalorizada entre as maiores economias este ano, os cortes necessários no orçamento do Estado parecem insuficientes e os juros devem subir mais, podendo passar dos 12%. Lula vai completar o segundo ano de governo em processo de desgaste.
Já Bolsonaro foi indiciado em diversos processos e sua situação é complicada, pois os depoimentos de que pretendia impedir a posse de Lula são fortes e incluem os comandantes do Exército e da Aeronáutica na ocasião. Fica também evidentes os indícios de que os eventos copiados das manifestações do Capitólio nos EUA contaram com sua omissão, pois não autorizou a desmobilização de acampamentos nas portas dos quartéis. Seu ministro e candidato a vice, um general, aparece como coordenador da tentativa de um golpe. As acusações são baseadas em gravações envolvendo próximos do ex-presidente.
VARIEDADES
- A virada do ano no Brasil se tornou um evento do calendário turístico. Depois do sucesso do Rio, reunindo mais de dois milhões de pessoas em Copacabana, com espetáculo de 25 minutos de fogos de artifício, outras cidades disputam a atenção dos turistas nacionais e estrangeiros. Gramado, no sul do país, e sua vizinha Canela, apresentam espetáculos de luz e gastronomia da colonização italiana e alemã. Até Petrópolis, a 70 quilómetros do Rio, tem atração pela decoração da cidade, sua árvore de Natal e rede hoteleira com gastronomia de qualidade e ocupação plena. A Bahia, em diversas localidades, também já está com ocupação quase plena na última semana do ano. O Rio espera receber cem mil turistas nos navios de cruzeiros, sendo a maioria de brasileiros. O carnaval cairá dia 1º de março.
- A produção de amora no Brasil deve dar um salto nos próximos anos diante de nova semente lançada pela Embrapa. Cada planta pode chegar a dar mais de um quilo e meio da fruta, menos ácida e mais doce.
- A Prio, petrolífera sob o comando de Nelson Tanure prevê produzir, no próximo ano, 150 mil barris de petróleo por dia. Será a maior empresa de capital nacional depois da Petrobras, produzindo gás e óleo.
- A copa do mundo de futebol feminino será no Brasil em 1927. O Maracanã no Rio, será o Estádio principal.
- O J.P. Morgan rebaixou recomendação de ações brasileiras. A desvalorização da moeda brasileira tem afetado investimentos estrangeiros no mercado financeiro.
- A desvalorização da moeda tem mais fundamentos políticos, desconfiança do governo, do que económicas. Todos os setores que foram privatizados sob pressão dos órgãos reguladores e do Judiciário. A MITSUI, japonesa, vai devolver a concessão dos comboios urbanos do Rio e com imensos prejuízos. Governo da esquerda optou por levar empresas a desistirem do que uma intervenção direta como chegou a tentar no início do mandato de Lula.
- Fica em Santa Catarina, no litoral, os apartamentos mais caros do Brasil. Em Itajaí, está sendo lançado um edifício com projeto do renomado arquiteto inglês Norman Foster. O empreendimento terá sete torres de sete andares e unidades de até 800 metros quadrados.
- Lady Gaga foi escolhida pelo prefeito Eduardo Paes para ser a atração internacional em espetáculo a céu aberto no Rio, em maio do próximo ano. E na mesma praia de Copacabana que reuniu mais dois milhões de pessoas assistindo a Madonna neste ano. l
Jornalista