A PSP anunciou este domingo que apreendeu mais de 3.400 artigos de pirotecnia e 75 quilos de pólvora foram apreendidos pela PSP em 20 operações de fiscalização.
A fiscalização foi realizada por elementos do Departamento de Armas e Explosivos (DAE), tendo em conta “a elevada procura e utilização de artigos de pirotecnia durante a época festiva associada à passagem de ano”, adianta a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Na sequência destas ações de fiscalização, a PSP apreendeu 75 quilos de pólvora e 3.405 artigos de pirotecnia, num total de 718 quilos de teor líquido de explosivo, sendo que 85 unidades eram de alto risco (categoria F4).
Em comunicado, a PSP refere que intensificou a sua atividade de fiscalização ao comércio ilícito de artigos de pirotecnia por entidade ou pessoa não licenciada, através de plataformas digitais que permitem a publicitação e venda online, como os marketplaces das redes sociais, e também a venda em estabelecimentos comerciais de revenda de artigos pirotécnicos, pirotecnias e estanqueiros.
“Para maximizar a eficiência destas operações, o DAE realiza uma contínua atividade de pesquisa e fiscalização aos operadores económicos relacionados com esta atividade, bem como através de ações de ‘cyber patrolling’ — a permanente monitorização dos ambientes digitais que possibilitam a venda ilícita de artigos de pirotecnia em plataformas online”, salienta a nota.
A PSP reforça que, para garantir a segurança de todos, “qualquer utilização de artigos pirotécnicos terá sempre de cumprir os demais preceitos legais”.