Linha SNS24 demora “dois a três minutos” a atender, diz ministra

“O último dado que tenho é que em menos de dois a três minutos (os utentes) são pré-triados por enfermeiros e no caso das grávidas pré-triadas por enfermeiros especialistas de saúde materna e obstétrica”, afirmou Ana Paula Martins, em declarações aos jornalistas.  

A ministra da Saúde afirmou, esta terça-feira, que o tempo médio para atendimento das chamadas pela Linha telefónica SNS24, responsável pela triagem dos casos de saúde antes de cada doente recorrer a uma urgência, é de dois ou três minutos.  

“O último dado que tenho é que em menos de dois a três minutos (os utentes) são pré-triados por enfermeiros e no caso das grávidas pré-triadas por enfermeiros especialistas de saúde materna e obstétrica”, afirmou Ana Paula Martins, em declarações aos jornalistas.  

A governante acrescentou que esta linha foi reforçada de modo a dar resposta ao aumento de chamadas telefónicas, dizendo ainda que ainda é cedo para que se consiga fazer um balanço real a este modelo. 

Nas primeiras 24 horas de adesão das urgências obstétricas e ginecológicas, adiantou, foram recebidas 519 chamadas. 

“Cerca de 70% foram orientadas para a urgência, houve uma pequena parte em que teve que ser acionado o INEM, que era a situação mais urgente, mais emergente, e o resto foi para as consultas nos cuidados de saúde primários e para consulta aberta num hospital”, disse ainda.