A palavra mais pesquisada no dicionário online Priberam em 2024 foi ‘Inefável’, no entanto, como não está ligada a um qualquer evento ou acontecimento específico não faz parte da seleção ‘O Ano em Palavras’.
“Não nos parece que esteja ligada a nenhum evento específico, até porque as pesquisas ocorreram ao longo de todo o ano e não numa altura específica, como as 24 que fazem parte da seleção”, feita em conjunto pela agência Lusa e pelo Priberam, pelo oitavo ano consecutivo.
As 24 palavras, duas por cada mês, que compõe a seleção foram escolhidas, segundo um comunicado conjunto da agência Lusa e do Priberam, a partir de mais de centena e meia de pesquisas que se destacaram por serem feitas no momento em que decorriam os acontecimentos em questão.
“O interessante do ‘Ano em Palavras’ é o exercício de ligar os acontecimentos e as ideias a palavras-chave e, de novo, através delas, voltar à realidade e perceber o que aconteceu. Ou, pelo menos, entender como a generalidade das pessoas a apreendeu ou percebeu. Um pouco como um calendário em palavras. Sem a Lusa, acho que esse exercício seria impossível”, afirmou a diretora de informação da Lusa, Luísa Meireles.
Suplemento, vudu, reparação, faroeste, traineira, barricada, são algumas das palavras do ano, uma lista que pode ser vista aqui na íntegra.