O PS e o PSD estão a destruir a Educação em Portugal

Quando nos focamos nos factos e na realidade e não na propaganda política e em ilusões percebemos que estamos numa sociedade falhada.

Numa sociedade liberal, a economia parece ser tudo, mas a educação, ou melhor, um bom sistema de ensino (os professores ensinam, não educam, quem educa são os pais) é decisivo e deve ser um dos pilares de qualquer comunidade. O principal problema português é uma questão de estruturas de fundo, de mentalidade. E sobre essas estruturas nada é mais atuante na mudança que a educação. Ora, este domínio é um dos principais fracassos dos governos socialistas.
Sabem ou imaginam os pais e os alunos, por exemplo, quantas vezes mudou o programa de Matemática nos últimos anos?
Nos últimos anos, a cada governo o programa é alterado. Nesta legislatura já está anunciada mais uma mudança. Estamos numa média de mudança de currículos e programas a cada 4 anos. Entre 2006 e 2017, se somarmos aos programas das disciplinas, as metas curriculares e as avaliações dos alunos, temos 40 alterações no ensino básico e secundário. Nos últimos trinta anos até 2021, o programa de Matemática mudou seis vezes, vamos então para a sétima vez. Com os resultados que conhecemos, a conclusão não é difícil, os políticos que têm gerido o ensino em Portugal fazem só parte do problema e nunca da solução. A estabilidade, o saber o que se está a fazer, ter presente o que é mais importante, ensinar e aprender em áreas decisivas do conhecimento, não podem estar entregues a incompetentes, nem a caprichos e guerras de lóbis e muito menos a políticos medíocres.
As disciplinas de Matemática e Português são vítimas da incompetência, sim, a palavra é essa, e até irresponsabilidade do poder que é socialista (com e sem D). Afinal, quem governou nas últimas 5 décadas? O problema agrava-se, a catástrofe não é só conjuntural, mas estrutural. Um relatório recente da OCDE sobre literacia, Inquérito às Competências dos Adultos de 2023 diz-nos que em Portugal 40% dos adultos só compreendem textos simples e matemática básica. Somos o segundo pior no conjunto de mais de três dezenas de países. O que explica muita coisa. Mas o que o PS e PSD querem é ‘mudar o currículo’. Nos mais novos o desempenho também é sofrível. O grau de ignorância de um jovem hoje é chocante. A geração mais preparada de sempre é um falso mito, mais habilitações, não significa mais qualidade, competência e capacidade. Uma maior distribuição de diplomas e certificados é em parte resultado do facilitismo. Quando nos focamos nos factos e na realidade e não na propaganda política e em ilusões percebemos que estamos numa sociedade falhada. Este fracasso que é também o da ideologia progressista e do seu laxismo tem consequências, em 2024 metade dos jovens tem sintomas depressivos e um quarto dos jovens toma medicamentos psiquiátricos.
O fim do rigor no ensino e na aprendizagem, apenas disponível em escolas de elite, a destruição do significado fundamental da avaliação, com a medida do conhecimento, a desvalorização do esforço e do mérito dos alunos e também da qualidade do trabalho dos professores, o abastardamento total da autoridade (não confundir com autoritarismo) destes, o crescimento da violência e do desrespeito relativamente aos professores e funcionários são um dos principais legados socialistas que os sociais-democratas envergonhadamente também apadrinharam. E nada vai melhorar.