Hong Kong proibiu, esta terça-feira, a importação de carne de frango e derivados, incluindo ovos, do distrito de Lisboa, na sequência de terem sido detetados casos de gripe aviária numa exploração de galinhas poedeiras em Sintra.
A decisão, tomada na sequência de uma notificação da Organização Mundial de Saúde Animal, pretende “proteger a saúde pública”, adianta o Centro para a Segurança Alimentar de Hong Kong.
Aquela entidade revelou que já entrou em contacto com as autoridades portuguesas e garantiu que vai acompanhar “de perto” a situação e as informações emitidas pela Organização Mundial de Saúde Animal.
Sublinhe-se que a noticia dos casos na exploração em Sintra foi avançada na segunda-feira, tendo Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) garantido que foram aplicadas medidas de controlo e erradicação, como o abate dos animais infetados e a limpeza das instalações.
Foram ainda impostas restrições à movimentação e as explorações com aves nas zonas de restrição (num raio de 10 quilómetros em redor do foco) estão a ser vigiadas.