Andebol
Fazer mais e melhor
Portugal é uma das 32 seleções apuradas para o Campeonato do Mundo que se realiza na Croácia, Dinamarca e Noruega, entre 14 de janeiro e 2 de fevereiro. Os dois últimos Europeus mostraram que os Heróis do Mar atingiram um nível competitivo elevado, e espera-se que a experiência adquirida permita superar o 10.º lugar obtido no Mundial de 2021. Na fase preliminar, Portugal defronta os EUA (15 de janeiro), Brasil (17 de janeiro) e Noruega (19 de janeiro). Os três primeiros de cada grupo passam à Main Round com os pontos ganhos frente às equipas apuradas na mesma série. Na segunda fase, a seleção vai defrontar a Suécia, Espanha, Japão ou Chile e se ficar nos dois primeiros lugares garante um lugar nos quartos de final.
Atletismo
Recordes à vista
O estádio nacional de Tóquio, no Japão, vai ser palco do Campeonato do Mundo de atletismo, entre 13 e 21 de setembro. Mais de dois mil atletas de 200 países vão participar num dos maiores eventos desportivos do ano. Destaque para a presença dos campeões do mundo de 100 m Noah Lyles e Sha’Carri Richardson e da tetracampeã olímpica dos 400 m Sydney McLaughlin-Levrone. Sem velocistas e corredores de fundo capazes de lutar pelas medalhas, Portugal pode chegar ao pódio no triplo salto e no lançamento do peso. O estádio olímpico vai encher com os adeptos que não puderam assistir, ao vivo, aos Jogos Olímpicos Tóquio 2021 devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. O Mundial Indoor realiza-se de 21 a 23 de março, em Nanjing, China. Portugal vai organizar, pela primeira vez, o Campeonato da Europa de Corta-Mato. A prova terá lugar na cidade algarvia de Lagoa a 14 de dezembro.
Automobilismo
Portugal mundial
Vai ser um ano em grande para os amantes do desporto automóvel, que têm duas provas com estatuto mundial. O Rali de Portugal (15 a 18 de maio) conta com os melhores pilotos de ralis e o Rally Raid Portugal (22 a 28 de setembro) traz ao nosso país os pilotos do Dakar. O Mundial de Fórmula 1 começa a 16 de março e tem 24 corridas. Max Verstappen vai tentar igualar Juan Manuel Fangio com cinco títulos mundiais. Há grande expectativa para ver se Lewis Hamilton chega ao oitavo título agora que está na mítica Ferrari.
Ciclismo
Às voltas na estrada
Os fãs do ciclismo de estrada já podem agendar as datas das grandes competições. A temporada começa com o Giro d’Italia, de 9 de maio a 1 de junho, segue-se o Tour de France, de 5 a 27 de julho, e a Vuelta da Espanha, de 23 de agosto a 14 de setembro. João Almeida confirmou a presença em França e Espanha. O Mundial de Ciclismo de Estrada disputa-se entre 21 e 28 de setembro, em Kigali, no Ruanda – é a primeira cidade africana a sediar o evento. Iúri Leitão, campeão do mundo e prata olímpica no omnium, e os gémeos Oliveira, Rui e Ivo, juntamente com Maria Martins vão correr para o ouro no Mundial de pista, em Santiago, no Chile, entre 22 e 26 de outubro.
Em termos nacionais, a Volta a Portugal começa na Maia, a 30 de julho, e termina com um contrarrelógio em Lisboa, a 10 de agosto.
Futebol
Sem férias de Verão
A época desportiva termina com a final da Liga dos Campeões, em Munique, a 31 de maio. De imediato começam as grandes competições de seleções e de clubes, com a certeza de que Portugal (seleção feminina) e Benfica e FC Porto vão estar presentes. A Final Four da Liga das Nações realiza-se entre 4 e 8 de junho na Alemanha ou Itália, e o vencedor desse confronto dos quartos de final ganha o direito a organizar a competição. As meias-finais têm lugar a 4 e 5 de junho, a final e o jogo de atribuição do terceiro lugar realizam-se a 8 de junho. Os quartos de final para apurar os semifinalistas disputam-se a 20 e 23 de março. Portugal vai defrontar a Dinamarca, sendo o segundo jogo em Alvalade. Uma semana depois começa o novo Campeonato do Mundo de clubes, que tem lugar nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho, e onde participam 32 equipas das seis confederações da FIFA. O Benfica vai ter como adversários o Bayern Munique, o Boca Juniors da Argentina e os neozelandeses do Auckland City, já o FC Porto vai defrontar o Palmeiras de Abel Ferreira, o Inter Miami, onde joga Lionel Messi e o Al-Ahly, do Egipto. Os dois primeiros de cada grupo passam aos oitavos de final. De 11 a 28 de junho, Portugal vai tentar vencer o Campeonato da Europa de Sub 21, depois de duas finais perdidas. Na Eslováquia, a seleção vai ter como adversários na fase de grupos a França, Polónia e Geórgia. Os dois primeiros qualificam-se para os quartos de final. O Campeonato da Europa feminino realiza-se na Suíça de 2 a 27 de julho. Portugal tem um grupo difícil com Espanha, atual campeã do mundo, Itália e Bélgica. As duas primeiras classificadas passam aos oitavos de final. A 24 de maio realiza-se a final da Liga dos Campeões feminina em Alvalade.
Futsal
Estreia mundial
Primeira edição do Campeonato do Mundo de futsal feminino, entre 21 de novembro e 7 de dezembro, nas Filipinas. Se Portugal vencer a Dinamarca no playoff, vai depois defrontar na fase de grupos a Hungria, República da Irlanda e Arménia. Se perder, a seleção joga com a Grécia, Escócia e Bielorrússia. Os vencedores da fase de grupos europeia qualificam-se automaticamente para a fase final. Os quatro restantes lugares europeus serão decididos através de um playoff.
Motociclismo
Novo desafio
Este ano pode ser decisivo para a carreira de Miguel Oliveira. Depois do falhanço de 2024 devido a erros seus e da equipa, o piloto tem uma nova moto e, espera-se, maiores ambições. Mudou para a Pramac Racing, que venceu o mundial do ano passado e vai tripular uma Yamaha, com o apoio oficial da marca japonesa. O Mundial começa a 2 de março na Tailândia e tem 22 Grandes Prémios e igual número de corridas Sprint. O GP de Portugal realiza-se no Autódromo de Portimão de 7 a 9 de novembro. Como é a penúltima prova há sempre a possibilidade de decidir o campeão do mundo.
Natação
Mergulhar no ouro
O Campeonato do Mundo tem lugar em Singapura, de 11 de julho a 3 de agosto, com novos recordes à vista. Depois de ter impressionado nos Jogos Olímpicos de Paris com quatro medalhas de ouro, Léon Marchand vai à procura de novas medalhas na Ásia. Aguarda-se com expectativa o desempenho de Diogo Ribeiro nos 50 e 100 m mariposa e de Angélica André nos 10 km em águas abertas.
Râguebi
Os seis da bola oval
O Torneio das Seis Nações começa a 31 de janeiro e prolonga-se até 15 de março. São seis semanas onde a nata do râguebi do Hemisfério Norte proporciona grandes espetáculos em estádios sempre cheios. A Irlanda vai defender o título conquistado em 2024 perante a França, Inglaterra, País de Gales, Escócia e Itália.
Ténis
Ano de afirmação
A temporada começa com o Open da Austrália, de 12 a 26 de janeiro. O italiano Jannik Sinner e a bielorrussa Aryna Sabalenka participam no primeiro Grand Slam do ano como os atuais números 1 do ranking ATP. Esta pode ser a temporada de confirmação do português Nuno Borges no ranking mundial. O Estoril Open desceu para a categoria ATP 175 e realiza-se nos courts do Clube de Ténis do Estoril, entre 30 de março e 7 de abril.