O jornal americano New York Times incluiu a cidade de Coimbra na sua lista de “52 sítios para ir em 2025”.
A cidade portuguesa surgge em 11.º lugar na lista e é apontado como um lugar para escapar “às multidões” de Lisboa e Porto. “Um bastião da tradição” que está a ganhar “um novo estilo”, escreve o New York Times.
No artigo é referido o Café Santa Cruz, do qual se inclui uma fotografia, o espaço é descrito como elegante e frequentado pelos estudantes da universidade, vestidos de capas pretas e que cantam “o fado ao som de guitarras de 12 cordas”.
Mas o artigo destaca também o facto de parecer estar a surgir um novo estilo, com estabelecimentos mais atentos às tendências e atividades ao ar livre.
Consta ainda uma referência ao Museu Aristides Sousa Mendes, na mais distante Cabanas de Viriato, que conta a história do cônsul português em Bordéus, França, que emitiu dezenas de milhares de vistos a judeus que fugiam de Hitler.
A lista do jornal americano abre com a Inglaterra de Jane Austen, seguida das Ilhas Galápagos (Equador), museus da cidade de Nova Iorque (EUA), Assam (Índia), ‘Lótus Branco’ (Tailândia), Gronelândia (Dinamarca), Aix-en-Provence (França), ‘Sun Valley’ (Idaho), Lumbini (Nepal) e Sydney (Austrália).