Residências Artísticas MAU-SNBA recebe 30 candidaturas e seleciona quatro artistas

Beatriz Uva, Elisa Ochoa, Maria Savchenko e Tatyana Cristina foram as escolhidas.

O MAU – Museu de Arte Urbana do Taguspark e a SNBA – Sociedade Nacional de Belas-Artes concluíram o processo de seleção para a primeira edição das Residências Artísticas MAU-SNBA.

Entre três dezenas de candidaturas, foram escolhidos quatro artistas que traduzem o espírito disruptivo, arrojado e urbano que define a Cidade do Conhecimento: Beatriz Uva, Elisa Ochoa, Maria Savchenko e Tatyana Cristina.

Beatriz Uva, com uma abordagem sustentável, reutiliza materiais sempre que possível, combinando pintura e colagens com elementos como tela, papel, tintas e canetas. Na Residência, pretende criar pinturas interativas que convidem os visitantes a explorar o ambiente ao seu redor, unindo elementos da natureza a formas abstratas.

Elisa Ochoa inspirada pela etnografia dos objetos, as histórias e os arquivos pessoais dos lugares, investiga a memória coletiva e a identidade cultural em contexto paisagístico. Durante a Residência, a sua missão será criar um diálogo contínuo entre o passado e o presente da Costa marítima do concelho de Oeiras, a partir do conhecimento científico que dela existe e dos testemunhos humanos encontrados, construindo um elo narrativo das camadas temporais da paisagem. 

Maria Savchenko combina pintura abstrata com arte representacional expressiva. Na Residência Artística MAU-SNBA, pretende desenvolver uma narrativa visual que estimule reflexões sobre como os objetos moldam a nossa compreensão de espaço e tempo.

Tatyana Cristina explora na sua pintura a dualidade entre gestos contidos e explosivos. Durante a Residência, irá criar uma série de pinturas de grande formato que investigam o conceito de Arte e Medicina, reinterpretando e explorando plasticamente caixas/estojos cirúrgicos do século XIX, numa abordagem inovadora e provocadora.

As Residências Artísticas MAU-SNBA fazem parte do protocolo estabelecido entre o Taguspark e a Sociedade Nacional de Belas-Artes, que visa fomentar a colaboração em exposições de arte e no desenvolvimento de residências artísticas, cursos e workshops na Cidade do Conhecimento.

Para Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark, a iniciativa reforça o papel da cultura no desenvolvimento criativo e humano do Parque: “A cultura é um eixo basilar do Taguspark e representa um projeto dinâmico em expansão, que funciona como estímulo à criatividade e ao desenvolvimento pessoal de todos os habitantes do Parque. Acolher quatro artistas, identificados entre 30, para poderem desenvolver o seu trabalho na House of Arts & Science é sublinhar o espírito disruptivo, arrojado e urbano que diariamente vivemos neste lugar de gente brilhante”.

João Paulo Queiroz, presidente da Sociedade Nacional de Belas-Artes, salienta o impacto desta primeira edição das Residências: “Esta primeira edição de Residências Artísticas MAU-SNBA permite criar oportunidades a artistas, ao mesmo tempo que reflete a celebração entre a arte, a ciência e a cultura, e promove um espaço de aprendizagem e descoberta”.

Com esta parceria, o Taguspark e a SNBA consolidam o papel da arte como elemento central na criação de um ambiente inovador e estimulante, promovendo a interação entre diferentes disciplinas e inspirando a comunidade da Cidade do Conhecimento.