Portugal é o 16º país europeu com mais investidores em startups tecnológicas

Reino Unido, a França e a Alemanha lideram a lista

Portugal ocupa o 16.º lugar entre os países europeus com mais investidores ativos na área das startups tecnológicas. Reino Unido, França e Alemanha lideram a lista divulgada esta quinta-feira pela Organização Europeia de Patentes (OEP).

De acordo com o relatório, o mercado português registou 1.450 transações e investimentos de 3,6 mil milhões de euros entre 2000 e 2023. Estes números colocam Portugal à frente de países como a República Checa, Croácia, Luxemburgo, Chipre ou Grécia.

Os principais investidores em iniciativas de base tecnológica em território nacional são “a Portugal Ventures, o EIC, a EIT Health, a Caixa Capital, a Startup Braga, a Armilar Venture Partners, a Shilling VC, o ESA Business Incubation Centre in Portugal, a Eurostars SME programme e o Indico Capital Partners”, detalha a OEP. Só estas entidades representam cerca de 40% do total do investimento em Portugal na área das tecnologias. 

O Reino Unido, a França e a Alemanha lideram a lista, representando em conjunto um total de 75.800 transações, com um financiamento de 392 mil milhões de euros entre 2000 e 2023.

“Os Países Baixos, a Suíça, a Noruega, a Suécia e a Bélgica também apresentam níveis elevados de investimento apoiado por patentes, com mais de 240.400 transações acumuladas e quase 88,5 mil milhões de euros no mesmo período”, acrescenta o documento, citado pela agência Lusa.  

A nível global, o estudo revela que o investimento em tecnologia na Europa é impulsionado principalmente por grandes programas públicos e investidores privados especializados, revelando, contudo, um défice de financiamento em comparação com os EUA.