Hospital de Vila Franca sem receber doentes em maca

Os doentes transportados em maca estão a ser desviados para a urgência de outros hospitais

O Hospital de Vila Franca de Xira está sem receber doentes em maca no serviço de urgência até às 09h00 de terça-feira. A informação foi comunicada esta segunda-feira pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) aos bombeiros.

O hospital de Vila Franca de Xira encontra-se “com constrangimentos no serviço de Urgência Geral, não sendo possível receber doentes em maca ou que, pela sua situação clínica, possam vir a necessitar de ficar em maca, até às 09h00 do dia 21”, refere uma comunicação do CODU aos bombeiros da área de influência do hospital.

Assim, os doentes transportados em maca estão a ser desviados para a urgência de outros hospitais.

Na tarde desta segunda-feira, pelo menos seis ambulâncias estiveram retidas na urgência daquele hospital à espera das macas. As corporações de bombeiros temiam ficar sem meios disponíveis para garantir o socorro à população.

“Houve um pico momentâneo de afluência e estamos a envidar todos os esforços para resolver o problema o mais rapidamente possível”, justificou a Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo, que gere o hospital de Vila Franca de Xira, citada pela agência Lusa. As 140 macas do hospital estavam todas ocupadas.