Liga dos Campeões. Deitar contas à vida

O Benfica recebe hoje o Barcelona num jogo de estrelas que ambas as equipas precisam de ganhar. O Sporting viaja até Leipzig à procura de um resultado que permita continuar na competição milionária.

Liga dos Campeões. Deitar contas à vida

O novo formato da Liga dos Campeões revelou-se uma aposta ganha. Durante a primeira fase assistimos a jogos de grande nível entre os maiores clubes europeus, tivemos momentos emocionantes e resultados inesperados e a incerteza sobre quem segue em frente e quem sai de cena mantém-se até à última jornada. Na melhor competição de clubes do mundo festejaram-se, até ao momento, 347 golos, ou seja, 3,2 golos por jogo.


Neste momento, apenas um ponto separa o 8.º classificado, com apuramento direto para os oitavos de final, do 9.º classificado, que vai disputar o playoff, sendo que há seis equipas com o mesmo número de pontos! O equilíbrio é igualmente grande entre o 9.º e o 24.º, com 16 equipas separadas por escassos quatro pontos. Sendo que apenas um ponto separa a continuação em prova da eliminação pura e simples. As expectativas para as duas últimas jornadas são, por isso, elevadas, já que 32 das 36 equipas que disputam a Liga dos Campeões ainda têm objetivos na competição.


A plataforma Football Meets Data realizou 10 mil simulações referentes às partidas das duas últimas jornadas e concluiu que as equipas que fizerem 12 pontos têm 99,9% de possibilidade de ficar nos 24 primeiros e passar à fase seguinte, as equipas que chegarem aos 11 pontos têm 99% e quem ficar com 10 pontos tem 79% de hipótese de continuar em prova. Recorde-se que o Benfica joga hoje (20h00) com o Barcelona, no Estádio da Luz, e na última jornada, dia 28, viaja até Turim para defrontar a Juventus. O Sporting joga amanhã (17h45) no campo do RB Leipzig e, dia 29, recebe o Bolonha. Os leões contam com um fator favorável é que os próximos adversários estão eliminados da competição, e isso pode fazer toda a diferença na hora de abordar este jogo.

Momentos decisivos Ao empatar em casa com o Bolonha, o Benfica perdeu a oportunidade de fazer 13 pontos e garantir a presença no playoff da Liga dos Campeões. Agora, tem uma árdua tarefa frente ao Barcelona, que está a fazer uma temporada exemplar a nível europeu e, se vencer na Luz, garante o apuramento direto. O treinador do Benfica mostrou-se entusiasmado por defrontar os catalães: “São estes jogos que queremos jogar. É um clássico e queremos contribuir para uma grande noite europeia”, disse Bruno Lage, que admitiu mudar a estratégia, mas não a atitude, “não podemos mudar o que temos vindo a construir, que é a forma de jogar, defender, atacar”. O técnico explicou os diferentes momentos em que a equipa tem de ser competente: “Temos de saber jogar com bola no nosso meio-campo e quando tivermos bola no meio-campo ofensivo, e perceber como criar problemas a uma linha defensiva que joga muito subida”, e garantiu: “A equipa está preparada e senti os jogadores muito confortáveis. Na hora de jogo, temos de colocar em campo a qualidade individual, a nossa dinâmica e também o lado estratégico”, salientou Bruno Lage, que considera o Barcelona um candidato a vencer a Liga dos Campeões. “Tem uma enorme qualidade em termos individuais, com jogadores fantásticos, e coletivos. É um adversário muito competente e temos de encarar este desafio com ambição”, concluiu.


A última vez que se defrontaram na Luz, em setembro de 2021, os encarnados derrotaram os catalães por claros 3-0. No entanto, o histórico entre as duas equipas é favorável ao Barcelona, que venceu três jogos, perdeu dois e empatou quatro vezes. A equipa de Hansi Flick perdeu o primeiro jogo no Mónaco, mas depois venceu cinco jogos consecutivos, é a mais concretizadora com 21 golos e tem o melhor goleador da prova, Robert Lewandowski, com sete golos. O treinador dos catalães dá grande importância a este jogo de modo a contrariar o desempenho na liga espanhola, só ganhou uma vez nos últimos oito jogos. “Perdemos muitos pontos nas últimas partidas. Não era o que queríamos, podemos fazer melhor e temos de o mostrar em Lisboa. O Benfica é uma equipa que gosta de jogar futebol, que sabe ter bola. Di María é um dos meus jogadores preferidos e continua muito bem, mesmo com esta idade. É fantástico vê-lo jogar”, sublinhou. Apesar dessa ameaça, espera vencer: “Com mais três pontos qualificamo-nos para a fase seguinte da Liga dos Campeões. É isso que queremos”. Dani Olmo é baixa para o jogo de hoje devido a um problema muscular.


O Sporting joga em Leipzig, adversário que ainda não pontuou nessa edição, mas já sofreu 13 golos e marcou seis. Depois de duas derrotas consecutivas, os leões são favoritos e o treinador Rui Borges quer estrear-se na principal competição de clubes com uma vitória e, assim, ficar numa excelente posição para garantir a qualificação direta para a fase a eliminar. De notar que o Sporting CP marcou sempre nos últimos 17 jogos das competições da UEFA.


Este ano tem havido surpresas e alguns dos maiores clubes europeus estão em dificuldade para garantir o apuramento direto. A situação mais complicada é do PSG, neste momento está eliminado e, amanhã, recebe o Manchester City, as duas equipas estão separadas por um ponto, pelo que pode ser a partida da salvação, resta saber para quem… A história joga contra o campeão francês, nos últimos sete jogos disputados, o City venceu quatro, o PSG apenas um e empataram duas vezes. O atual campeão europeu Real Madrid está dois pontos acima da zona de eliminação de uma competição que já venceu 15 vezes. A partida frente ao Salzburgo pode garantir um lugar no playoff. O Bayern Munique é outro dos grandes que está fora dos oito com acesso direto aos oitavos de final. Esta semana joga em casa do Feyenoord, que só perdeu um jogo nesta edição da Liga dos Campeões.

Liga Europa Na quinta-feira, o FC Porto recebe o Olympiacos (17h45) e o Braga vai à Suíça defrontar o Union St. Gilloise (20h00). Neste momento, os azuis e brancos estão na zona de playoff com oito pontos, já os bracarenses têm sete pontos e estão nos lugares de eliminação. FC Porto e Olympiacos defrontaram-se oito vezes, com uma ligeira vantagem para os portistas, que registam quatro vitórias contra três dos gregos, e um empate. Há uma natural expectativa para ver como vai a equipa reagir à saída do treinador Vítor Bruno.


O Manchester United, de Ruben Amorim, defronta o Rangers e espera dar seguimento aos bons resultados na Liga Europa. As duas equipas já se encontraram por quatro vezes nas competições da UEFA, com três vitórias para os red devils e um empate. O Fenerbahçe, de José Mourinho, recebe o Lyon e vai tentar recuperar da derrota sofrida na jornada anterior frente ao Athletic Bilbao. A história joga contra o técnico português, a equipa francesa venceu os quatro anteriores jogos que disputou contra o emblema de Istambul nas competições europeias. Na Liga Europa foram marcados 304 golos, com uma média de 2,8 golos por jogo. Lyon e Galatasaray são as equipas mais concretizadoras com 15 golos, Samu (FC Porto), Barnabás Varga (Ferencváros) e Rasmus Hojlund (Manchester United) são os melhores marcadores, com cinco golos.


A anterior jornada europeia não foi favorável a Portugal. Os triunfos de FC Porto e Braga, os empates de Benfica e Guimarães e a derrota do Sporting fizeram com que o nosso país fosse ultrapassado pela Itália, que tem agora 12.109 pontos no ranking UEFA e Portugal 11.775 pontos. A Inglaterra continua a liderar com 13.642 pontos. Este ranking é particularmente importante porque os países que ficarem nos dois primeiros lugares terão uma vaga adicional na Liga dos Campeões 2025/26, o nosso país perdeu, para já, essa possibilidade.