O Império dos Estados Cripto da América

Sem dúvida, os bilionários de outros países – especialmente aqueles localizados na China, Índia, Alemanha e Rússia – todos compartilharão o impulso para suas grandes fortunas, assim como os milionários de menor grau. Mas os valores têm que vir do bolso de alguém. Adivinhe de quem

Este é um posfácio ao meu ensaio “Os imperadores Humpty Dumpty”, que foi publicado no SOL em 21 de fevereiro. Ele relaciona-se com as últimas notícias de que o maior roubo da história de cripto-moedas ocorreu no Dubai. Hackers desconhecidos roubaram US$ 1.500.000.000 de um único Safe(Wallet), um provedor terceirizado de infraestrutura de cripto-moedas, contratado para a plataforma de câmbio Bybit.

Uma investigação feita pela especialista em segurança de propriedade israelita Sygnia identificou lacunas flagrantes na segurança do sistema de armazenamento da Bybit para os ativos digitais dos seus clientes. Ela sugere que o ladrão pode ser o North Korean Lazarus Group, que acredita usar malware JavaScript para desviar fundos que estão a ser canalizados pelo sistema de blockchain.

A Bybit afirma que a perda foi coberta pelo seu próprio esquema de resiliência cibernética, mas criou uma equipa de funcionários para trabalhar com a Sygnia na direção de uma melhor segurança cibernética, o que eliminará mais pirataria. No entanto, essa admissão vergonhosa de quão fácil é para plataformas serem atacadas enviou ondas de choque por uma indústria que estava a prever um crescimento recorde para o ano de 2025.

Essa ambição, é claro, foi fortemente influenciada pela eleição de Donald Trump como 47º Presidente. Ao longo da sua campanha eleitoral, ele se entusiasmou com o que viu como uma inovação muito vantajosa em negociações financeiras e incluiu no seu gabinete interno muitos investidores e negociadores dessa moeda cibernética. Ele também é muito influenciado por pessoas como Elon Musk, que supostamente exigiu que todos os negócios imobiliários em Marte fossem conduzidos em $Trump ou $Doge.

No domingo, 02 de março, Trump anunciou que o governo dos EUA compraria Bitcoin, Ethereum, Solana, XRP e ADA para formar uma Reserva Estratégica de cripto-moedas dos EUA. ADA (Cardona) imediatamente disparou em valor em 70% e as outras moedas cibernéticas seguiram o exemplo, o que colocou alguns bilionários no caminho certo para se tornarem trilionários. As críticas de que a nova Reserva pode ser comparada a um Fundo de Hedge foram bem recebidas com o argumento de que faz sentido nos atuais mercados financeiros globais apostar unidades cibernéticas contra o dólar, que deve ser impulsionado contra moedas internacionais mais fracas.

Sem dúvida, os bilionários de outros países – especialmente aqueles localizados na China, Índia, Alemanha e Rússia – todos compartilharão o impulso para suas grandes fortunas, assim como os milionários de menor grau. Mas os valores têm que vir do bolso de alguém. Adivinhe quem.