Papa pode ter morrido devido a hemorragia cerebral

Causas da morte só serão divulgadas após declaração oficial de óbito do Sumo Pontífice.

As causas da morte do Papa Francisco, que morreu esta segunda-feira aos 88 anos, não foram ainda tornadas públicas, e só o serão depois da declaração oficial de óbito que, segundo a Santa Sé, deverá ocorrer às 20h00, às 19h00 em Lisboa.

Apesar de não haver qualquer informação oficial, a imprensa italiana está a avançar que o Papa Francisco terá sofrido uma hemorragia cerebral e que terá sido essa a causa da morte do líder da Igreja Católica.

A saúde do Papa estava já muito debilitada, na sequência dos graves problemas respiratórios que levaram a um internamento hospitalar de várias semanas. Já estava a recuperar fora do hospital, recebeu alta a 23 de março, mas foi sempre claro que o Sumo Pontífice não estava livre de perigo.

Enquanto se aguarda a declaração sobre a causa da morte de Francisco, Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, já adiantou que a transferência do corpo do Papa para a Basílica de São Pedro, para a homenagem e veneração de todos os fiéis, poderá ocorrer na quarta-feira de manhã.

O protocolo a ser seguido deverá ser divulgado na terça-feira, após a primeira reunião da Congregação dos Cardeais.