Uber lança serviço de viagens exclusivo para mulheres em Lisboa

A ideia é depois alargar o serviço para outras partes do país.  

A Uber anunciou o serviço “Women Drivers”, que irá permitir, já a partir da próxima semana, em Lisboa, escolher fazer viagens apenas com motoristas mulheres ou transportar exclusivamente passageiros do género feminino. 

Numa nota, esta quarta-feira divulgada, a plataforma eletrónica de transporte rodoviário em veículos descaracterizados (TVDE) explica que durante a fase-piloto, na cidade de Lisboa, a disponibilidade do serviço “poderá variar consoante o número de motoristas disponíveis, mas a opção estará acessível todos os dias da semana”, sem qualquer custo adicional.  

A ideia, diz a publicação, é depois alargar o serviço para outras partes do país.  

“Queremos que a Uber seja a plataforma mais conveniente e personalizada para todas as mulheres. Esta nova funcionalidade responde a um desejo claro de muitas motoristas e utilizadoras e representa também uma oportunidade para que mais mulheres se sintam motivadas a conduzir com a Uber, reforçando a sua autonomia e liberdade de escolha. Ao permitir que escolham quem as transporta ou quem transportam, estamos a tornar o setor mais inclusivo, representativo da população e atrativo para mulheres,” afirmou o general manager da Uber em Portugal, Francisco Vilaça, citado na nota. 

Segundo a plataforma, a nova valência “vem responder a um desafio estrutural do setor da mobilidade, dado que atualmente apenas 9% dos motoristas de TVDE em Portugal são mulheres”.