O mundo da WWE está de luto. Hulk Hogan, uma das caras mais conhecidas e icónicas do mundo do wrestling, morreu aos 71 anos de idade, em casa, junto da família, na cidade de Clearwater, no estado norte-americano da Florida, vítima de uma paragem cardiorrespiratória. A notícia da morte foi inicialmente avançada pelo TMZ, referindo que o histórico lutador chegou a ser transportado de maca para um hospital, depois de ter recebido assistência médica, após uma chamada para os serviços de emergência. A morte foi confirmada mais tarde, já no hospital, e pouco tempo depois, a notícia foi confirmada pela própria liga de wrestling. «A WWE lamenta profundamente o falecimento do lendário membro do Hall of Fame da WWE, Hulk Hogan. Uma das figuras mais reconhecidas da cultura pop, Hogan ajudou a WWE a alcançar reconhecimento global na década de 1980. A WWE expressa as suas condolências à família, amigos e fãs de Hogan», disse a organização, num pequeno comunicado divulgado nas redes sociais oficiais.
De acordo com o jornal espanhol El Pais, Hulk Hogan, com quase dois metros de altura e 130 quilos, tinha passado, recentemente, por algumas cirurgias. Em declarações aos jornalistas espanhóis, a sua esposa, Sky Daily, negou os boatos que andavam a circular de que o lutador estivesse em coma, e frisou que, na sequência dessas mesmas cirurgias, Hogan estava a recuperar bem e que o seu coração estava «forte».
Amor por Donald Trump
Hogan era assumidamente republicano e admirador de Donald Trump, o próprio Presidente dos Estados Unidos lamentou a morte da lenda do wrestling. «Perdemos um grande amigo hoje, o Hulkster’. Hulk Hogan foi totalmente MAGA [Make America Great Again, slogan de Trump] – forte, durão, inteligente, mas com o maior coração. Fez um discurso absolutamente eletrizante na Convenção Nacional Republicana, que foi um dos destaques da semana. Entreteve fãs do mundo inteiro, e o impacto cultural que teve foi enorme. À sua esposa, Sky, e à família, os nossos mais sinceros votos de felicidades e amor. Vamos sentir muita falta de Hulk Hogan!», disse o líder norte-americano, numa mensagem publicada na sua rede social, Truth Social.
Afastado do recinto
A sua vida foi também marcada por polémicas. Por mais força que podia possuir, nenhum músculo foi suficiente forte para dar K.O. aos escândalos que o envolveram. No ano 2015, chegou mesmo a sair do Hall of Fame dos lutadores de wrestling, um título que todos os nomes do meio desejam obter e para o qual tinha entrado dez anos antes. O motivo? Terrence Gene Bollea – o seu verdadeiro nome – proferiu comentários racistas durante um encontro de cariz sexual, com a mulher do seu melhor amigo. O caso foi tornado público após um vídeo sexual ter sido publicado online pelo site Gawker, que se dedicada a conteúdos dessa natureza. Só em 2020 é que Hogan conseguiu ver a sua imagem um pouco mais limpa, entrando novamente para o Hall od Fame. Já o site acabou por falir, depois de um pedido de indemnização do lutador, no valor de 140 milhões de dólares (cerca de 125 milhões de euros). O lutador estava reformado desde 2012.
De criança a lutador
O sonho de criança, porém, estava a léguas dos recintos de luta. Na verdade, Hogan idealizava ser uma estrela do basebol, mas o caminhos mudam num piscar de olhos e um braço partido acabou por deixar a bola e o taco de lado. Numa entrevista ao Los Angeles Times, o lutador recordou esse momento. «(…) Partir o braço foi a melhor coisa que me aconteceu, porque passei a dedicar-me à luta livre», disse. E assim foi: depois de ter ido para a universidade e começado a trabalhar, no final dos anos 1970, também participou em competições locais. E, com o tempo, veio o mundo e a fama. Além da WWE, Hulk Hogan também chegou a protagonizar um reality show – Hogan Knows Best, no canal VH1 – juntamente com a sua família, que durou cerca de dois anos (2005 a 2007). Pouco tempo depois, a mais conhecida e também protagonista do programa, Linda Hogan, pediu o divórcio. De acordo com a mesma, Hogan não era fiel e alegou que o lutador a traíra com a melhor amiga, adolescente, da sua filha. Hulk e Linda foram casados entre 1983 e 2009 e tiveram dois filhos, Brooke e Nick. Foi nesta época que vieram ao de cima alegações do abuso de esteroides e da famosa sex tape. Já em 2010, o lutador casou-se com Jennifer McDaniel, de quem se divorciou em 2021. Depois, em setembro de 2023, casou-se com Sky, uma professora de ioga, 25 anos mais nova que ele. Apesar de todos as polémicas que o envolveram nos últimos anos de carreira, foi por obra de Hulk Hogan que a WWE, antes um mundo mais fechado e apenas da comunidade, conseguiu crescer e tornar-se num evento mundial, conquistando fãs por todo o mundo.
O filho Nick Hogan deixou ainda algumas palavras sobre a morte do pai nas redes sociais. «Foi a pessoa mais incrível que já conheci e será sempre o meu herói», escreveu, numa publicação que fez no Instagram. «Eu não estava preparada para isto… e o meu coração está despedaçado. Ele vinha enfrentando alguns problemas de saúde, mas eu acreditava sinceramente que iríamos superá-los. Eu tinha muita fé na força dele. Achei que ainda tivéssemos mais tempo», disse, por sua vez, Linda Hogan. «O homem que eu amava. O meu parceiro. O meu coração».