O Governo de coligação de Giorgia Meloni chegou nesta semana aos 1.027 dias, correspondendo ao quarto mais longo de Itália. E aspira mesmo a ser o primeiro a completar a legislatura de cinco anos.
Meloni ultrapassou a longevidade do Governo liderado por Matteo Renzi, que esteve em funções 1.024 dias. O Executivo italiano com maior longevidade foi o segundo liderado por Silvio Berlusconi, que conseguiu governar por 1.412 dias. Desde o final da II Guerra Mundial, em 1945, e o fim da monarquia, decidido em referendo no ano seguinte, a República italiana já conta, ao longo dos seus 79 anos, com 68 governos.
Ou seja, a duração média de um Governo em Itália é 13 meses, marco já superado pelo Executivo de Meloni, em funções desde 22 de outubro de 2022. Aos três anos de uma governação caracterizada pela implementação de uma agenda conservadora, pelo combate à imigração ilegal e pelas disputas com o poder judicial, Meloni não só mantém intacta a sua popularidade como continua a subir nas intenções de voto.