Starship da SpaceX completa décimo teste de lançamento

O evento foi acompanhado por dois milhões de pessoas na Internet

O foguetão Starship da empresa aeroespacial SpaceX, do magnata Elon Musk, completou o décimo teste de lançamento, após três tentativas fracassadas. O evento foi acompanhado por dois milhões de pessoas na Internet.

A Starship descolou às 00h30 desta quarta-feira da cidade de Starbase, no sul do estado norte-americano do Texas, onde está sediada a SpaceX, após dois adiamentos devido a problemas técnicos e meteorológicos. Caiu em segurança no oceano Índico uma hora e seis minutos depois.

O foguetão é composto pelo propulsor Super Heavy e pela nave Starship. O objetivo da SpaceX é encontrar a chave para que ambas as partes possam ser reutilizadas em futuras missões e assim reduzir os custos nos esforços para regressar à Lua e chegar a Marte.

Os três testes anteriores terminaram com a perda da Starship, pelo que a SpaceX procedeu a modificações, retirando um número significativo de peças do veículo para testar os limites das áreas vulneráveis durante a reentrada na atmosfera terrestre.

O teste de pouco mais de uma hora foi transmitido em direto, através de câmaras na nave espacial e nos satélites Starlink de Musk, e foi interrompido de vez em quando por aplausos dos funcionários, à medida que vários marcos eram ultrapassados.