A tragédia num acto

A timeline do acidente no elevador da glória nas nossas televisões.

18h04

Descarrilamento do Elevador da Glória.

18h21

A CNN Portugal é a primeira a anunciar: “Descarrilou Elevador da Glória”. Segue-se directo do local com imagens cuja origem nunca chegamos a perceber. André Neto de Oliveira é o pivot de serviço.

18h22

no canal NOW, da CMTV, pivot Eduarda Pires anuncia descarrilamento. A CMTV entretanto está com alertas CMTV sobre o Benfica. O NOW só voltaria ao tema às 18h36, anunciando que “caiu o Elevador da Glória, que liga os Restauradores ao Príncipe Real”…

18h24

RTP3 passa em rodapé informação de acidente. Pivot Cristina Freitas prossegue a emissão normalmente, sem desenvolver a notícia do dia.

18h26

Na CMTV, pivot Mariana Águas interrompe discussão do Benfica dizendo que Elevador da Glória deixou de funcionar. Um minuto mais tarde diz que foi Elevador de Santa Justa. Depois rectifica.

18h28

SIC Noticias anuncia em rodapé descarrilamento do elevador da Glória. Ana de Freitas entretanto avança emissão com debate Linhas Direitas com Miguel Morgado e Carlos Guimarães Pinto, que será interrompido às 18h37, quando se percebe que o acidente poderá ter sido uma tragédia maior que ouvir o as Linhas Direitas.

18h41

A repórter da CMTV, Manuela Barbosa, entra em directo do local da tragédia em off, provavelmente ao telemóvel. Chegou meia hora antes dos outros. A RTP3 ainda não falou do acidente.

18h45

A CMTV apresenta novas imagens de testemunhas oculares, já com os tais berros que iriam ficar em loop em emissão a noite fora.

18h49

A pivot da RTP3, Cristiana Freitas, noticia finalmente o acidente. Portanto, 25 minutos depois de ter tido a info em rodapé.

18h57

A CMTV anuncia chegada da Tânia Laranjo como se fosse Godot.

19h04

Tânia Laranjo entra em off, como se estivesse em estúdio na CMTV ou dentro de um automóvel. Confirma 3 vítimas mortais.

19h09

Repórter em directo da SIC N, Ana Filipa Nunes,entra em directo com equipa de reportagem, um minuto antes da CNN. Fala na eventualidade de haver mais mortes.

19h10

Repórter da CNN, Cristina Isabel Borges, entra em directo, já com informação de 3 mortes. SIC N apenas confirma um óbito.

19h11

Repórter Diogo Teixeira Pereira da SIC N entra em directo com vox pop.

19h14

CMTV lança novo repórter, Diogo Ferreira, que chega primeiro que Godot, e posiciona-se no topo da Calçada da Glória.

19h15

A RTP3 é rápida a falar com especialistas, mas lenta no acesso ao local e confirmação das vítimas. Até às 20h00 não havia vítimas mortais.

19h25

Na CMTV, Mariana Águas alerta que número de vítimas pode aumentar. Manuela Barbosa continua a ser a repórter nos Restauradores.

19h27

A repórter da RTP3, Ana Luísa Alves, entra finalmente em directo, vinte minutos depois dos outros canais. Avançou com vox pop, mas não deu continuidade ao directo que se exigia.

19h28

A CMTV desiste de Tânia Laranjo e põe no ar a filha, Francisca Laranjo. Francisca ataca imediatamente a jugular do povão. “Podia acontecer a vocês, não é?” Não, Francisca, podia acontecer a nós, digo eu.