Novas imagens divulgadas esta quinta-feira mostram o momento em que os assaltantes do Museu do Louvre, em Paris, entram no edifício utilizando um elevador de mudanças.
O vídeo, captado por uma testemunha e agora amplamente partilhado nas redes sociais, mostra pelo menos dois indivíduos encapuzados a subirem numa plataforma mecânica, habitualmente usada em mudanças de casa, até uma janela do segundo andar, minutos antes de desaparecerem no interior do museu.
A diretora do Museu do Louvre, numa audição no senado francês, na quarta-feira, confirmou que o local por onde os ladrões entraram não tem videovigilância.
Nas imagens, é possível ver que os suspeitos vestem coletes de trabalhador e agem de forma rápida e coordenada, uma operação que durou alguns minutos.
O assalto, cujas peças roubadas valem perto de 90 milhões de euros, terá sido levado a cabo por pelo menos quatro indivíduos, no entanto, as autoridades francesas acreditam que podem estar envolvidas mais pessoas e não descartam a cenário de ajuda interna.
As imagens que, entretanto se tornaram virais, adensam o debate sobre a vulnerabilidade dos museus europeus face a assaltos planeados com precisão e criatividade cinematográfica.