Marketplace português de serigrafias celebra dez anos e reforça aposta na arte contemporânea

Ao longo da última década, a S&A ampliou o seu catálogo com obras de grandes nomes das artes plásticas

A plataforma portuguesa Serigrafias & Afins (S&A) assinala dez anos como marketplace digital dedicado à promoção de serigrafias artísticas e obras de arte múltiplas, consolidando-se como um espaço pioneiro na divulgação de artistas emergentes e consagrados. Criada em 2015, a S&A tornou-se um ponto de encontro entre criadores, colecionadores e público, contribuindo para a democratização do acesso à arte contemporânea.

Ao longo da última década, a S&A ampliou o seu catálogo com obras de grandes nomes das artes plásticas, como Júlio Pomar, Paula Rego, Cruzeiro Seixas, Manuel Cargaleiro, José de Guimarães, Nadir Afonso ou Mário Cesariny, entre muitos outros. Em 2025, juntam-se novas edições de artistas como Joaquim Canotilho, Margarida Guerra e Nair Leite Basto, reforçando a diversidade estética disponível na plataforma.

Segundo Joana Correia, cofundadora da S&A, a criação deste canal digital respondeu à estagnação da comercialização de serigrafias em 2015, marcada por baixa procura e uma cadeia de valor pouco dinâmica. “Quando se começavam a dar os primeiros passos no Digital […] oferecemos ao mercado uma nova forma de promover as centenas de edições serigráficas disponíveis”, afirmou em comunicado, atribuindo o atual crescimento do interesse à expansão do comércio online e ao impacto da pandemia na valorização dos espaços pessoais.