A força do Flamengo na alma do brasileiro

O Brasil tem 11 mil servidores públicos que ganham acima do teto previsto em lei. Os gastos anuais com o excesso estão na casa dos três mil milhões de euros…

É inacreditável que, em meio à crise política e incertezas na economia, o Brasil inteiro tenha ido ao delírio com a conquista da Taça Libertadores, no último dia 29, em Lima, no Peru. No Rio de Janeiro, o Maracanã colocou doze telões e reuniu mais de 50 mil torcedores, que pagaram bom preço. Nos bares, as autoridades estimaram mais de um milhão de pessoas que foram até de madrugada comemorando, e muitos bares ficaram sem cerveja. Em todo o país aconteceu o mesmo, pois o Flamengo é o único time nacional. Nas principais cidades da Europa e dos EUA, onde vive boa parte dos quatro milhões de brasileiros que imigraram, houve concentrações significativas. No dia seguinte à vitória, o time foi do aeroporto para o Centro do Rio, onde a festa reuniu mais de 500 mil torcedores. Este é o surpreendente Brasil, que tem dois ex-Presidentes presos e um que esteve mais de um ano na cadeia por corrupção, conseguiu anular julgamento e se eleger Presidente.

VARIEDADES

 • O Brasil tem 11 mil servidores públicos que ganham acima do teto previsto em lei. Oitenta por cento no Judiciário, que tem orçamento próprio. Os gastos anuais com o excesso estão na casa dos três mil milhões de euros. No total, só na esfera federal, são mais de milhão e 200 mil funcionários.

• Falou em gado, falou na brasileira JBS, a segunda do mundo. Este ano exporta mais de um milhão de gado vivo. E se associou às maiores do mundo no couro bovino para beneficiar 20 milhões de peças.

• A ceia de passagem do ano no Copacabana Palace vai custar mil euros por pessoa. Cada quatro, terá direito a espumante nacional.

• A iniciativa privada investe na transição energética nacional. A Rede D’Or, com 79 hospitais de alto nível no país, já produz todo seu consumo com energia limpa.

• Daniel Vorcaro, o homem do Banco Master, foi solto com uso de tornozeleira eletrónica. Entre os escritórios de ‘assessoria jurídica’ contratados, está o da mulher de um importante magistrado. As acusações de fraudes são sólidas. E de advogados já gastou cem milhões de euros. A liberdade causou espanto!

• A expectativa de vida do brasileiro subiu para 76 anos. A do português está nos 81 anos.

• Já o desemprego está em 5,4%, no Brasil. Mas não inclui os 20 milhões que vivem do auxílio social, que em parte estimula o não trabalhar.

• A crise entre os presidentes do Senado e da Câmara com o governo Lula é uma realidade, perto de um ponto de não retorno. E a oposição ganhou em qualidade com a eleição do experiente deputado Aécio Neves para presidir o PSDB, partido que governou o país nos dois mandatos de FHC.

• Bons resultados registrados no Projeto do prefeito Eduardo Paes de fazer do Natal um novo evento turístico do Rio.

• O ministro Gilmar Mendes, que tem interesses em Portugal na área do Direito, anunciou o fim de seu casamento de 20 anos. No Brasil hoje tudo que se relaciona ao Supremo Tribunal é notícia.

• A briga pública da semana na família Bolsonaro foi entre os filhos e a Sra. Michelle, atual mulher do ex-Presidente