Lando Norris conquista primeiro título mundial de F1 em Abu Dhabi apesar de vitória de Verstappen

O britânico da McLaren garantiu o título com 420 pontos, 12 a mais que Max Verstappen, que venceu a prova no Circuito de Yas Marina mas viu escapar o pentacampeonato

Lando Norris conquista primeiro título mundial de F1 em Abu Dhabi apesar de vitória de Verstappen

Lando Norris sagrou-se campeão do mundo de Fórmula 1 pela primeira vez na carreira ao terminar, este domingo em terceiro lugar no Grande Prémio de Abu Dhabi, última corrida da temporada 2025. O britânico da McLaren garantiu o título com 420 pontos, 12 a mais que Max Verstappen, que venceu a prova no Circuito de Yas Marina mas viu escapar o pentacampeonato.

A corrida foi marcada por uma ultrapassagem ousada de Oscar Piastri sobre Norris logo na primeira volta e pela remontada de Lewis Hamilton, que arrancou do 16.º lugar e terminou em oitavo pela Ferrari.

O desenlace de um dos campeonatos mais equilibrados da história recente da F1 colocou três pilotos na luta pelo título pela primeira vez desde 2010. Norris entrou para a corrida final com 408 pontos, 12 de vantagem sobre Verstappen e 16 sobre o companheiro de equipa Piastri. O australiano precisaria de vencer e contar com abandonos dos rivais, mas acabou por ser o grande derrotado após uma estratégia desastrosa da McLaren no Qatar que lhe custou pontos preciosos. Verstappen largou da pole position, a 48.ª da carreira, mas não conseguiu evitar que Norris assegurasse o pódio necessário para levantar o troféu.

A corrida teve início dramático quando Piastri protagonizou uma arrancada espetacular e ultrapassou Norris ainda na primeira volta, assumindo o segundo lugar atrás de Verstappen. O neerlandês controlou as 58 voltas da prova sem grande oposição, terminando com 12,594 segundos de vantagem sobre Piastri. Norris cruzou a meta a 16,572 segundos do vencedor, suficiente para garantir que os sete segundos lugares da temporada fizeram a diferença na contabilidade final. Charles Leclerc completou o pódio em quarto, a 23,279 segundos, seguido de George Russell e Fernando Alonso.

O Grande Prémio marcou ainda várias despedidas e marcos históricos. Lewis Hamilton, que alinhou apenas em 16.º após uma qualificação catastrófica, protagonizou uma corrida de recuperação notável até ao oitavo lugar na sua estreia pela Ferrari na última prova do ano enquanto Charles Leclerc atingiu 150 provas pela scuderia italiana. A corrida também assinalou o fim do ciclo de carros de efeito de solo introduzidos em 2022 e a última utilização do DRS, sistema de redução de arrasto que será substituído por aerodinâmica ativa em 2026.

A McLaren tinha já garantido o título de construtores no Grande Prémio de Singapura, terminando com 800 pontos, à frente da Mercedes e da Red Bull. O triunfo de Norris põe fim a quatro anos de domínio de Verstappen, que conquistou títulos consecutivos entre 2021 e 2024.