Kyriakos Pierrakakis, ministro da Economia e Finanças da Grécia, foi eleito presidente do Eurogrupo, em conformidade com o Protocolo 14 dos tratados da União Europeia.
O responsável grego assume oficialmente o cargo esta sexta-feira, iniciando um mandato com duração de dois anos e meio. A primeira reunião do Eurogrupo sob a sua presidência está prevista para 19 de janeiro de 2026, informou o comunicado.
O Eurogrupo é um órgão informal que reúne os ministros das Finanças dos países da zona euro para discutir políticas económicas comuns ligadas à partilha da moeda única.
Entre as suas funções estão a coordenação das políticas económicas, a promoção de condições para um crescimento mais robusto e a preparação das reuniões da Cimeira do Euro, bem como o respetivo acompanhamento. Habitualmente, o grupo reúne-se uma vez por mês, na véspera do Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros.
Criado em 1998, o Eurogrupo teve a sua primeira reunião a 4 de junho, no Luxemburgo. Desde então, já foi liderado por figuras como Jean-Claude Juncker, Jeroen Dijsselbloem, Mário Centeno e Paschal Donohoe, que agora será sucedido pelo ministro grego.