Quatro mineiros morrem em explosão em mina na Colômbia

Quatro mineiros morreram e 65 ficaram intoxicados por inalação de gases na explosão de uma mina de ouro no município colombiano de Buriticá, no departamento de Antioquia (noroeste), informaram hoje organismos de emergência.

O director do Departamento Administrativo de Prevenção de Desastres (Dapard), César Hernández, publicou no Twitter que a operação de resgate, que começou na noite de sexta-feira, foi concluída na madrugada de hoje, confirmando quatro mortos.

Segundo Hernández, 65 pessoas foram atendidas nos hospitais da região e 16 foram trasladadas a centros médicos de municípios de Santa Fé e Giraldo.

O autarca de Buriticá, Carlos Mario Varela Ramírez, disse aos meios de comunicação locais, que as pessoas atendidas nos hospitais e organismos de socorro que atenderam a emergência, ocorrida na sexta-feira, chegam a 95, a maioria por inalar gases tóxicos.

O Depard havia informado na sexta-feira que pelo menos 25 mineiros tinham sido feridos numa explosão no interior da mina no sector de San Antonio, na região de Los Asientos do município de Buriticá.

O incidente ocorreu registou-se dentro da concessão a cargo da multinacional mineira Continental Gold, cujos terrenos foram invadidos para a exploração ilegal das minas, segundo disse o autarca Varela Ramírez.

Segundo a página electrónica da companhia, o Projecto Buriticá é 100% próprio e compreende uma área de 59.095 hectares.

Buriticá é uma povoação com cerca de 7.500 habitantes e é conhecida também como "a Montanha de Ouro", pela quantidade de minas que exploram este metal.

Lusa/SOL