FATAL arranca hoje com nove grupos na secção competitiva

O 15.º Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa (FATAL) começa hoje com uma homenagem ao antigo presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Emílio Rui Vilar.

A homenagem, "pelo seu enorme contributo às artes e à educação nacionais, nomeadamente no desenvolvimento do teatro universitário português", realiza-se às 17h00, na reitoria da Universidade de Lisboa, afirma a organização em comunicado.

Este é o primeiro evento do Festival que irá decorrer em sete espaços lisboetas, dois deles no Teatro da Politécnica, nas salas Musset e das Janelas, até 24 de Maio, naquela que é, segundo a organização, a "edição mais vasta e internacional, com espectáculos de diversos grupos de Portugal, Espanha e, pela primeira vez, do Irão".

Além dos espectáculos de teatro, o FATAL tem uma programação paralela que inclui, entre outras, uma "masterclass" pelo encenador e dramaturgo Joris Lacoste, a propósito de "Suite N.º 1 ABC", apresentada pelo colectivo Encyclopédie, no Alkantara Festival.

Além da Politécnica, os outros palcos do FATAL são o Auditório da Cantina Velha, à Cidade Universitária, a Capela do Palácio Centeno, no Campo de Sant'Ana, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, à avenida de Berna, e o Palácio Burnay, à Junqueira.

Em competição estão nove encenações por diferentes grupos de teatro universitário, todas apresentadas no Teatro da Politécnica a partir de quinta-feira e até dia 19.

A concurso apresentam-se o Grupo de Teatro de Letras, o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, o grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa, do Novo Núcleo de Teatro, da Faculdade de Ciências e Tecnologias, da Nova, Grupo de Teatro da Nova, o Sin-Cera – Grupo de Teatro da Universidade do Algarve, Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra e o Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico.

Shakespeare, Tchekhov, Sorokin, Raul Brandão e Irvin Welsh são alguns dos dramaturgos levado à cena, ao lado de criações colectivas.

Outra secção é a "Mais FATAL", que conta com a estreia de oito espectáculos, sempre na Cantina Velha, e uma terceira secção, "FATAL Convida", na qual se "misturam as vozes e as experiências de grupos, como a Aula de Teatro de Lugo, da Galiza, da La Coquera Teatro, de Barcelona, do Grupo Maricastaña, de Vigo, da Universidade Internacional da Terceira Idade ou do Sokoot Theater Group, de Teerão".

"Suicídio de Amor", a partir de um texto de Angélica Liddell, com encenação de Pedro Wilson, pelo Grupo de Teatro Académico de Leiria, e "Dick Shade: Investigações Particulares", a partir de textos de João César das Neves, com encenação de A. Branco, pelo Grupo de Teatro da Universidade Católica, são algumas das estreias previstas na secção "Mais FATAL".

No âmbito de "FATAL convida", entre outras será levada à cena a peça "Malas", de Carlos Melo, que também encena, pelo Teatro Doce da Universidade Internacional da Terceira Idade, "Flight Recorder — Do not Open", uma criação coletiva da Escola Superior de Teatro e Cinema, e "Don´t Hesitate Horashio", de Mohamadtaghi Hashemipoor, pelo Sokoot Theater Group, de Teerão.

Nas atividades paralelas, além da "masterclass" de Lacoste, realizam-se as oficinas de Fotografia de Cena, Escrita e Processos Criativos, História Oral do Teatro Universitário e Instalações Performativas.

Lusa/SOL