Vá de férias com seis personalidades portuguesas

Programas de férias na companhia de José Luís Peixoto, Fernando Alvim ou Raquel Ochoa podem ser uma realidade. A iniciativa já tem dois anos mas para este Verão apresenta novos destinos e convidados.

Este ano, há uma forma diferente de planear as suas férias. Tratam-se de 16 destinos escolhidos e inspirados nas vidas e obras de seis personalidades portuguesas.

José Luís Peixoto apresenta-lhe a ‘América e as Caraíbas de Hemingway’ e ‘Pequim, Coreia do Norte e Coreia do Sul’; Gonçalo Cadilhe leva-o para ‘as ilhas das especiarias – Java, Bali, As Molucas, pelos ‘Passos de Fernão Mendes Pinto’, dá-lhe a conhecer a ‘Ligúria’ e a ‘Itália Central: Mistério etrusco’, e ainda lhe desvenda ‘A Namíbia no Universo’.

Mas há mais. Raquel Ochoa (Vencedora do prémio literário revelação Agustina Bessa-Luís em 2009) mostra-lhe ‘Cabo Verde’ e a ‘Índia Portuguesa’ e o maestro Rui Massena vai consigo até Berlim, Viena, Melk, Linz, Badischl, St. Gilgen, St. Wolfgang, Salzburg e Praga. Já com Fernando Alvim pode descobrir o ‘Halloween na Transilvânia’ e com o jornalista de viagens Tiago Salazar tem a possibilidade de embarcar numa ‘viagem literária nos passos de Kafka, Rabal, Meyrink e do português Manuel da Silva Ramos’, conhecer Veneza numa ‘viagem literária ao sabor da corrente’ ou visitar a ‘Bahia de Jorge Amado’.

A iniciativa partiu da agência Pinto Lopes Viagens que em 2012 apresentou a primeira edição das ‘Viagens de Autor’. Dois anos depois o objectivo mantém-se: dar aos viajantes a possibilidade de conhecer destinos diferentes na companhia de uma figura pública. Os autores tornam-se, assim, guias turísticos de pequenos grupos que nunca vão além das 25 pessoas.

A propósito desta experiência, José Luís Peixoto afirmou «esta proposta cativou-me muito. Não apenas porque me permite tornar real para um grupo de pessoas aquilo que antes eram páginas escritas, mas também por aquilo que eu próprio poderei acrescentar ao meu conhecimento do país. Esta, creio, é a viagem de uma vida!»

patricia.cintra@sol.pt