Investigadora cria novo tipo de plástico por acaso

Um grupo de investigadores criou um novo tipo de plástico termoendurecível, que pode ser reciclado e adaptado a várias situações – tanto pode ser duro e resistente, como flexível. Curiosamente, esta invenção surgiu após um erro de laboratório, lê-se no site da BBC.

Segundo o jornal ‘Science’, o achado poderá levar à criação de carros, aviões e electrodomésticos mais baratos e ‘amigos do ambiente’, uma vez que até agora os plásticos termoendurecíveis usados neste tipo de aparelhos não podiam ser reciclados.

Jeanette Garcia, do Centro de Investigação de San Jose, revela que encontrou este novo tipo de plástico termoendurecível por acaso, quando deixou de fora um dos três componentes pertencentes à reacção que produz este material.

“Esta descoberta pode ter um impacto enorme na Humanidade”, refere o químico da Universidade de Bristol, Charl Faul. O investigador afirma que esta possibilidade oferece uma “resposta muito simples e elegante para um problema muito antigo”, a impossibilidade de reciclagem deste género de materiais.

SOL