Aviso amarelo devido à chuva e vento fortes

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, que podem ser de granizo, e vento forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os 18 distritos do continente estão sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão aguaceiros fortes, por vezes de granizo, que podem ser acompanhados de trovoada e vento do quadrante sul com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora.

O aviso amarelo para a chuva vai estar em vigor até às 23h59 de quinta-feira e para o vento forte até às 21h00 de hoje.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, apresentando-se temporariamente pouco nublado na região sul durante a tarde, aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, e rajadas fortes mais prováveis no litoral norte e centro e até meio da tarde.

Está também prevista queda de neve acima dos 1200 metros de altitude, vento moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte de sudoeste no litoral e nas terras altas das regiões centro e sul e com rajadas da ordem de 70 quilómetros/hora e pequena descida da temperatura máxima.

Em Lisboa, Évora, Leiria, Braga e Viana do Castelo prevê-se uma máxima de 16 graus Celsius, no Porto e em Coimbra 15, Castelo Branco 14, Guarda 9, Bragança, Vila Real e Portalegre 12, Faro 19, Beja, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 17 e Funchal 20.

Lusa/SOL