Cultura

‘Winter Sleep’ vence Palma de Ouro em Cannes

O filme “Winter Sleep”, de Nuri Bilge Ceylan, venceu este sábado a Palma de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Cannes. “Este ano é o 100º do cinema turco, é por isso uma feliz coincidência. Quero dedicar esta Palme d'Or à juventude turca e aos que perderam a vida durante o ano. ”, afirmou o realizador -  como se pode ler no site oficial do festival.

Ian Langsdon/EPA
Ian Langsdon/EPA
Ian Langsdon/EPA

O Grande Prémio - o segundo prémio mais importante do festival - foi atribuído a “Le Meraviglies” de Alice Rohrwacher e Bennett Miller ganhou o prémio de melhor realizador pelo filme “Foxcatcher”.

“Adieu au langage” de Jean-Luc Godard e “Mommy” de Xavier Dolan receberam em ex-aequo o Prémio do Júri e Julianne Morre foi distinguida com o prémio de Interpretação Feminina. 

Este ano, o Festival de Cinema de Cannes esteve envolvido em algumas polémicas, em especial devido ao filme de abertura “Grace do Mónaco” de Olivier Dahan, sobre a vida de Grace Kelly, a actriz norte-americana que se casou com o príncipe Rainier do Mónaco – a película foi rejeitada pela família real.

Veja o trailer do filme vencedor da Palma de Ouro:

SOL