Chegou a onda eurocéptica: Le Pen vence e pede demissão de Valls

Já é alerta no Le Figaro – «a Frente Nacional com vantagem larga». Todas as sondagens à boca de urna em França confirmam a vitória do grupo de extrema-direita de Marine Le Pen, com uma votação que deverá ficar entre os 24% e os 26%.

Chegou a onda eurocéptica: Le Pen vence e pede demissão de Valls

Uma votação histórica na segunda maior economia da União Europeia. Nos próximos cinco anos, o maior bloco de eurodeputados franceses será defensor do fim do euro, da UE e do fecho de fronteiras para controlo da imigração.

O Figaro reporta que Le Pen se prepara para reagir aos resultados exigindo a dissolução da Assembleia Nacional e a demissão do Governo. 

Os franceses castigaram duramente o presidente François Hollande, com os socialistas a não passarem dos 14% nas sondagens. O centro-direita da UMP deverá ficar mais próximo da FN, para cima dos 20%.

Os 24 eleitos projectados para o grupo de Marine Le Pen (mais 18 do que em 2009) já sabem que terão a companhia de significativos números de deputados eurocépticos em Bruxelas.

Na própria Bélgica, os nacionalistas flamengos do N-VA deverão vencer com uma margem superior a 10% sobre os democratas-cristãos.

Na Áustria, as projecções dão 20% à extrema-direita, mais 10% do projectado para os gregos da Aurora Dourada.

Outros grandes resultados para os nacionalistas são esperados na Holanda, onde Geert Wilders pode vencer, e no Reino Unido, com o UKIP de Nigel Farage a disputar o primeiro lugar com os trabalhistas.