Ano do Design Português cria dois prémios de sete mil euros

O Ano do Design Português, iniciativa do Governo para promover e divulgar esta área no país e no estrangeiro, vai criar dois prémios nacionais anuais no valor de sete mil euros cada, foi hoje anunciado, em Lisboa.  

A programação oficial do projecto, que terá um orçamento de 200 mil euros, provenientes da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Economia, foi hoje apresentada pela comissária do projecto, Guta Moura Guedes, no Palácio Foz.

No âmbito do Ano Português do Design serão criados dois prémios nacionais, um para a área de design equipamento e outro para o design de comunicação que terão o nome de duas figuras de renome desta área: Daciano da Costa e Sebastião Rodrigues.

O projeto foi apresentado na presença do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, do ministro da Economia, António Pires de Lima, do presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo e da presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, entre outros representantes de organismos ligados à cultura, e autarquias.

O Ano do Design Português vai decorrer entre Junho de 2014 e Maio de 2015.

Lusa/SOL