Economia

Google, Delta e Nestlé são as marcas com melhor reputação

No top 10 das marcas mais reputadas em Portugal seis são portuguesas, entre elas constam a Delta, a Renova, a Sumol+Compal, a Luso, Vista Alegre e RFM, de acordo com a edição de 2014 do Portugal RepTrak Pulse - Companies & Brands, da autoria do Reputation Institute. A SuperBock, Pingo Doce e TAP integram o Top 20. 

As multinacionais voltam a dominar a lista do top 20, liderada pela Google, mas onde também se incluem a Nestlé, Danone, Microsoft, Rolex, Sony, Ikea entre outros.

"A boa reputação das marcas e empresas é decisiva para os consumidores com 73% destes a recomendar e assumir ter intenção de compra de produtos e serviços das empresas no top 10 das mais reputadas", explica o Reputation Institute em comunicado. 

Este ranking também é relevante para os investidores, onde 52% referem estarem dispostos a investir no grupo das 10 com melhor reputação. 

“Em períodos de crise os consumidores tendem a defender e proteger as marcas e empresas que lhe são mais próximas, como é o caso das marcas portuguesas. Por outro lado, as marcas e empresas que mais investiram no último ano, na relação e interacção com os seus stakeholders e que estão mais presentes no seu dia-a-dia, são aquelas que tendem a ser mais valorizadas ao nível da reputação”, comentou Pedro Tavares, representante do Reputation Institute em Portugal. 
O estudo Portugal RepTraK Pulse 2014 também avaliou a reputação das empresas que integram o PSI 20, onde os inquiridos consideram a Sonae como a empresa mais reputada entre as cotadas na bolsa portuguesa. 

Seguem-se os CTT, a Galp Energia, a Jerónimo Martins e o Grupo Portucel Soporcel. 

Participaram neste estudo mais de 40.000 cidadãos representativos da população em termos de região, género, idade e grau de formação, que em duas fases entre Outubro de 2013 e Março de 2014 avaliaram um universo de mais de 170 empresas a actuar no mercado português.

sara.ribeiro@sol.pt