Cultura

Rolling Stones prometem concerto 'memorável'

O grupo rock britânico The Rolling Stones promete um concerto "memorável" na quinta-feira, em Lisboa, na estreia no festival Rock in Rio, Parque da Bela Vista, afirmou hoje à agência Lusa o promotor Nuno Brancaamp.

O promotor, que trabalha com a organização do Rock in Rio Lisboa, foi o responsável por todos os cinco concertos anteriores dos Rolling Stones em Portugal, entre 1990 e 2007, estando ligado agora ao regresso da banda.

Se o promotor diz que será memorável, o fundador do Rock in Rio, Roberto Medina, considera que este é "um momento histórico" no percurso do próprio festival, fundado há 29 anos no Rio de Janeiro.

Na semana passada, em declarações aos jornalistas em Lisboa, Roberto Medina afirmou que o concerto dos Rolling Stones promete ser "tão histórico" como o dos Queen foi em 1985, no Rio de Janeiro.

Quanto a Portugal, Nuno Brancaamp não sabe se esta será a última vez que os portugueses vão ver a histórica banda ao vivo, até porque "grupos grandes como estes nunca se sabe o que decidem amanhã", mas há uma variável a ter em conta nesta equação: a idade dos músicos.

Os Rolling Stones celebraram cinquenta anos de carreira em 2012 e, com excepção de Ronnie Wood, que tem 66 anos, os membros da banda já passaram a fasquia dos 70 anos.

Segundo o promotor, a banda chegou a Lisboa na terça-feira - num avião privado - e passará o dia de hoje "a passear".

Em digressão, o quarteto rock costuma andar com mais de uma centena de pessoas, entre técnicos e convidados, mas como o concerto em Portugal é num festival com palco e estruturas já montadas, a equipa pode reduzir-se para cerca de 80 elementos, sendo que há uma pessoa que nunca falta: um médico.

Depois de algumas semanas de paragem, a banda começou na segunda-feira, em Oslo, a etapa europeia da "14 on fire tour", que, segundo a crítica internacional, é muito semelhante à digressão comemorativa das bodas de ouro.

São esperados os grandes êxitos do grupo, reconhecíveis aos primeiros acordes, como "Start me up", "Miss you", "Jumpin' Jack Flash", "It's only rock'n'roll (but I like it)", "Sympathy for the devil" e "(I can't gey no) satisfaction".

Do alinhamento fará parte ainda uma canção escolhida pelo público português, cuja votação está a decorrer na página oficial do grupo na Internet.

Depois de Lisboa, Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood seguem para a Suíça, onde actuarão a 1 de Junho, em Zurique.

Lusa/SOL