Diogo Morgado filma curta no Algarve

O actor português, premiado internacionalmente pela sua participação no filme ‘O Filho de Deus’ rumou até ao Algarve para filmar ‘A Presa’, uma curta-metragem promovida por uma produtora gerida por jovens locais.

Diogo Morgado veio de Hollywood a Almancil para filmar aquela que considerou “uma das melhores curtas” que já leu. O convite, surgiu por parte do realizador Sonat Duyar, por mail, e foi imediatamente aceite pelo actor que não quis receber nenhum caché por este trabalho. “O que me faz estar aqui é a qualidade do que me foi apresentado. Eles conseguem numa curta contar uma história que entretém, que nos faz pensar e que, no fim, nos deixa a pensar”, disse.

Filmado em Almancil e Faro, durante apenas um fim-de-semana, contou com o apoio de uma equipa 50 profissionais que trabalharam voluntariamente no projecto. Entre eles, destaca-se a participação da actriz Rita Martins e de Pedro Matos na cinematografia.

Em relação ao tema do filme, Sonat Duyar prefere manter algum secretismo, porque “sendo um filme muito curto, qualquer coisa que se diga acaba por ser logo demasiado”, mas adianta que está “super satisfeito com o resultado. Acho que temos aqui um produto que vai mexer com as pessoas e deixá-las a pensar. Devo tudo à maravilhosa equipa que conseguimos reunir para dar vida a esta história”. E acrescenta “é um filme pesado e cru, que retrata sem pudores uma realidade que a maior parte de nós prefere fingir que não existe”. Finalmente, o objectivo da produtora é levar ‘A Presa’ aos grandes festivais internacionais de cinema para representar o que de melhor se faz no cinema Português.

A New Light Pictures é uma produtora gerida por jovens da região que ganhou pela primeira vez notoriedade em 2010, com a premiada curta-metragem ‘Comando’. No final do ano passado, os sócios fundadores, Patrício Faísca e Sonat Duyar, escreveram, produziram e realizaram a curta ‘Payload’, filmada no Algarve, com a participação dos actores Vera Kolodzig e Diogo Amaral, que também deverá estrear ainda este ano.

patricia.cintra@sol.pt