Abriu a época da cereja

Do Fundão a Lisboa, festeja-se a chegada do fruto mais apetecido do Verão.

No próximo fim-de-semana realiza-se em Alcongosta (Fundão) mais uma Festa da Cereja. Nesta edição estarão presentes chefes de renome que, em live-cookings itinerantes, confeccionam pratos inspirados neste fruto. Luís Américo, Bruno Caseiro, Francisco Siopa, Hugo Nascimento, Luís Espadana e António Melgão são os chefes destacados para mostrar a versatilidade e as potencialidades da cereja. Já Joana Biscaya estará ao serviço das crianças – no Ateliers Petits Chefs – para lhes ensinar a comer de forma saudável.

Ao longo destes quatro dias, os visitantes podem ainda assistir à inauguração da ‘Rota da Cereja’; ao lançamento do livro ‘Alcongosta, a festa e o fruto de uma terra emblemática’, de Luís Agostinho; e à apresentação do obra ‘Cerejeiras em Paris’, de Gabriel Raimundo, entre muitas outras actividades.

Para quem não pode ir até ao Fundão, as cerejas vêm (pelo menos) até Lisboa. Exemplo disso são as parcerias com os gelados Santini; com o Vestigius Wine&Gin que vão criar gins com cereja do Fundão; com a Compal  que apresentará novidades ao nível dos sumos frescos e das saladas de fruta no renovado Mercado da Ribeira; e ainda a reinterpretação da cereja em vários pratos, entradas, bebidas ou sobremesas nos restaurantes da ‘Rota Gastronómica da Cereja do Fundão’. Desta lista contam-se a Fortaleza do Guincho (chefe Vincent Farges – uma Estrela Michelin), o Eleven (chefe Joachim Koerper – uma Estrela Michelin), a Feitoria (chefe João Rodrigues – uma Estrela Michelin), a Tasca da Esquina (chefe Vitor Sobral / chefe Hugo Nascimento), a Cervejaria da Esquina (chefe Vitor Sobral/ chefe Hugo Nascimento), a Taberna das Flores (chefe André Magalhães), o Chapitô à Mesa (chefe Bertílio Gomes), a Cantina Ministerium (chefe Nuno Bergonse), o Laurentina "O Rei do Bacalhau" (chefe Joana Byscaia), o Largo (chefe Miguel Castro e Silva), o De Castro (chefe Miguel Castro e Silva), o Talho (chefe Kiko Martins) e o Cantinho do Avillez (chefe José Avillez – uma Estrela Michelin, Belcanto).

patricia.cintra@sol.pt