Jogadores dos Camarões recusam-se a jogar o Mundial2014

Enquanto os prémios de participação na fase final do Campeonato do Mundo não se tornarem mais atractivos, os jogadores dos Camarões não querem nem ouvir falar na Copa. Esta foi a posição tomada pela comitiva camaronesa que se recusou a embarcar de avião para o Brasil, avançou hoje o L’equipe.

Jogadores dos Camarões recusam-se a jogar o Mundial2014

"Os jogadores deviam ter partido esta manhã, mas recusaram fazê-lo porque havia um problema com os prémios. Até ontem, o governo tinha proposto 50 milhões de francos CFA [cerca de 76 mil euros] de prémio de participação, mas eles queriam mais", explicou um responsável da federação dos Camarões à agência AFP.

Ainda de acordo com o L'equipe, os jogadores camaroneses boicotaram uma cerimónia oficial com o primeiro-ministro daquele país, após o amigável com a Moldávia, e chegaram a fazer greve aos treinos. Em causa estão os valores oferecidos pela federação, que não se aproximam das expectativas dos jogadores.

A quatro dias do arranque do Mundial2014, o plantel dos Camarões toma uma posição de força e deixa o embate com o México, no próximo sábado, em risco de não se realizar. Mas nada que tire o sono ao seleccionador Volker Finke: "Tenho a certeza que o problema vai ser resolvido e vamos partir ainda esta tarde ou noite", atirou à Reuters.

As últimas informações sobre o caso, ainda não oficiais, apontam a um acordo alcançado entre as partes. Certo é que a comitiva dos Camarões é novamente esperada esta madrugada no Rio de Janeiro, com ou sem prémios de participação.

hugo.alegre@sol.pt