Golo? Sim. Não. Talvez…

Não há ano que passe sem um jogo, pelo menos, cujo resultado tenha sido distorcido por um velho problema: a bola passou ou não a linha de golo? Na dúvida, em geral, os árbitros não validam o lance. E há anos, também, que a FIFA se recusa a adoptar uma tecnologia que possa estar ‘vigilante’…

Mas uma empresa alemã acaba de lançar um sistema de câmaras e de sensores que podem pôr fim à polémica, o GoalControl. É que uma das resistências dos altos dirigentes do futebol internacional tem sido a impossibilidade da paragem do jogo para que o conjunto de árbitros possa debater se o lance é válido ou não diante de um ecrã com repetições.

No caso do GoalControl, esta resistência pode ser superada: um conjunto de 14 câmaras instaladas no tecto do estádio e no chão, ao nível da linha de golo, podem captar o movimento da bola em 3D e verificar, instantaneamente, se ela passou ou não. Ao mesmo tempo, garante a empresa no seu site (http://goalcontrol.de), o trio (ou o quarteto, se o jogo fizer parte das competições de clube na UEFA) de árbitros recebem um sinal nos relógios a assinalar o golo, no caso de a bola ter transposto a linha.  

ricardo.nabais@sol.pt