OIT lembra que 168 milhões de crianças trabalham no mundo

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou hoje para a existência de 168 milhões de crianças que trabalham, numa declaração para assinalar o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

Na quinta-feira, celebra-se o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Segundo as mais recentes estimativas mundiais da OIT, recolhidas num relatório publicado em 2013, o número total de crianças trabalhadoras desceu de 215 milhões para 168 milhões entre 2008 e 2012.

Dos 168 milhões, cerca de 85 milhões realizam trabalhos perigosos. A região da Ásia e do Pacífico continua a registar o número mais alto de crianças a trabalhar (quase 78 milhões ou 9,3% da população infantil) e a África Subsaariana continua a ser a região com a mais alta incidência de trabalho infantil em relação ao total de crianças (59 milhões, mais de 21% da população infantil).

Na América Latina e Caribe, existem 13 milhões (8,8%) de crianças em situação de trabalho infantil e, nas regiões do Médio Oriente e do Norte de África, há 9,2 milhões de crianças nesta situação (8,4%).

A agricultura continua a ser, de longe, o sector com o maior número de crianças em situação de trabalho infantil (98 milhões, 59%), mas o número de crianças em serviços (54 milhões) e indústria (12 milhões) não é insignificante, dado que a maioria se encontra na economia informal.

Desde 2000, registou-se uma diminuição de 40% do trabalho infantil entre as raparigas e entre os rapazes houve uma queda de 25%.

A OIT considera que para acelerar a queda dos números do trabalho infantil deve-se intervir na protecção social. 

O organismo sublinhou no comunicado que "algumas boas práticas", como os programas de transferência de rendimento para as famílias, como o Bolsa Família (no Brasil) e programas de apoio familiar na Mongólia e África do Sul, levam as crianças a frequentar a escola.

Para comemorar o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a OIT lançará, na quinta-feira, a campanha "Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil", com uma canção inédita, interpretada pelo guitarrista Mike Einziger, do grupo Incubus, e a violinista Ann Marie Simpson, acompanhados por artistas como Pharrell Williams, Hans Zimmer, Dominic Lewis, Travis Barker, Minh Dang e LIZ.

Lusa/SOL